Cidades

CETEM inaugura núcleo de pesquisa em Cachoeiro

Publicados

em

Por | 21.08.2014

 

 

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI) inaugura no próximo dia dia 26, às 14h, em Cachoeiro de Itapemirim, o Núcleo Regional do Espírito Santo. O Núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais, principalmente ao Estado do Espírito Santo, maior produtor e exportador das rochas ornamentais no país.

 

A iniciativa visa ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais que está em quarto lugar no ranking das exportações minerais com mais de US$ 1 bilhão ao ano, contribuindo muito para o saldo comercial brasileiro.

 

O Núcleo de Pesquisa do CETEM, construído numa uma área de 1.500 m2, em terreno doado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, conta com vários laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas integrarão a equipe que de desenvolverá as atividades na nova Unidade.

 

Linhas de pesquisa

 

O Núcleo desenvolverá diversas linhas de pesquisa para rochas ornamentais, das quais se destacam: melhorias tecnológicas nos processos de lavra e beneficiamento; aproveitamento de resíduos e pesquisas tecnológicas das rochas ornamentais. Estará habilitado também a prestar serviços em estudos específicos; caracterização tecnológica de rochas e minérios e classificação de resíduos.

 

Leia Também:  Hospital Evangélico de Cachoeiro comemora sua última alta de COVID-19

No setor de rochas ornamentais, o CETEM realiza parceria com universidades (nacionais e internacionais) e com instituições atuantes no setor de rochas ornamentais, como a ABIROCHAS, CENTROROCHAS, SINDIROCHAS, ANPO, CETEMAG E AAMOL, Universidades (UFPE, UFES, IFES, UNES, UENF, dentre outras) e diversas empresas com as quais desenvolve projetos de pesquisa. Além de contar com o apoio do CETEM na sede do Rio de Janeiro.

Box

Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)

Núcleo Regional do Espírito Santo

Endereço:

Rodovia Cachoeiro x Alegre, km 5, s/n°

Campus do IFES-ES

Bairro Morro Grande

Cachoeiro de Itapemirim – ES

Tel. 28-3511-8937

 

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Hospital Evangélico de Cachoeiro comemora sua última alta de COVID-19

Publicados

em

Aline Laura Almeida Ferreira de Souza, de 41 anos, moradora do bairro Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim, é a última paciente da UTI Covid do Hospital Evangélico. Hoje, após 44 dias internada, teve alta e pode ir para casa com a família.

Quando o hospital deixou de ser referência ao coronavírus, Aline ainda necessitava de cuidados hospitalares intensivos. Segundo Pamella Maurício dos Prazeres, enfermeira chefe do setor, a decisão da não transferência da paciente se deu por conta do quadro clínico dela.

Na porta da UTI, esperando, estavam o esposo, Charles Carvalho Sousa, o filho, Kaike Almeida Carvalho Sousa, de 9 anos e Francis Busato, amiga da família. “Estamos tentando segurar a ansiedade”, disse Charles. A equipe de enfermagem também prestigiou o momento, com palmas, ornamentação e cantando louvores.

O HECI iniciou sua contribuição no enfrentamento ao coronavírus no dia 19 de março de 2021, com a chegada da segunda onda do vírus. No entanto, encerrou o atendimento a novos casos oficialmente no dia 08 de julho. A decisão de mantê-la internada, para o esposo, representou um alívio muito grande “ficou aquela sensação de que estávamos próximos, mesmo sem visita-lá”.

Leia Também:  Em Cachoeiro, novo sistema de videomonitoramento permitirá comunicação com cidadãos

Charles ainda completou: “Ela fez 41 anos sete dias antes de vir para cá. A sensação que nós temos é de que ela nasceu de novo. O dia de hoje fica marcado como a segunda data de aniversário dela”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA