Mês de Abril

Cesan isenta moradores do sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas

Em apoio e solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região sul do Espírito Santo no final de março, o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), anunciou a isenção da tarifa com vencimento no mês de abril para os moradores das cidades sob a atuação da Companhia. A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, por meio das redes sociais.

A medida vai beneficiar diretamente 21.348 famílias, cujas contas de água têm vencimento no mês de abril e residem nas cidades de Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul e São José do Calçado, todas atendidas pela Cesan.

“É mais uma ação do Governo do Estado para aliviar a situação das famílias e empreendedores dos municípios atingidos pelas chuvas. Sabemos que o momento delicado para todos que residem na região, mas é uma notícia importante para aquelas cidades cujo abastecimento de água é gerenciado pela Cesan. Ao todo, são sete dos 13 municípios mais afetados pela enxurrada, sendo que os outros têm sistemas autônomos de água e esgoto”, afirmou o governador.

O presidente da Companhia, Munir Abud, destacou que esta ação é uma forma de contribuir com as centenas de famílias que perderam tudo. “Estamos atuando desde o primeiro momento após as chuvas, mesmo em municípios que não são diretamente atendidos pela empresa, como é o caso de Mimoso do Sul, que possui o Serviço Autônomo de Abastecimento. Deslocamos profissionais e máquinas para as cidades, enviamos caminhões-pipa, tubulações. A Cesan permanecerá apoiando enquanto for preciso, visando mitigar os impactos”, reforçou.

Dentre as ações realizadas pela Cesan, estão:

– Disponibilização de 13 caminhões-pipa para o abastecimento emergencial com água potável nos municípios atingidos;

– Envio de aproximadamente 18 mil copinhos com água potável;

– Recuperação de captações de água bruta, com substituição ou recuperação de insumos elétricos, inversores de frequência e conjunto motobombas;

– Doação de tubos para reconstrução da captação de Mimoso do Sul;

– Execução de uma captação provisória em Muqui;

– Reconstrução do emissário de esgoto em Muniz Freire;

– Utilização de caminhões jato-vácuo para realização de limpeza das captações e auxílio na limpeza das ruas;

– Envio de equipes para eliminação de vazamentos nos diversos ramais e redes;

– Envio de técnico para orientação e auxílio com a perfuração de poços em Mimoso do Sul, especificamente na localidade de Santa Marta.


ES Solidário

Aproximadamente 72 mil kits de donativos e 164 mil litros de água já foram distribuídos pelo programa ES Solidário do Governo do Estado para a população dos 13 municípios mais atingidos pelas chuvas registradas nos dias 22 e 23 de março de 2024. O programa atua em situações de urgência e emergência no Espírito Santo.

O quantitativo é relativo a cestas básicas, kit limpeza, Kit higiene, colchões, cobertores, ração animal, fraldas, absorventes, entre outros itens.  As doações estão sendo recebidas na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória, e em Cachoeiro de Itapemirim.

As informações completas podem ser acompanhadas na página do ES Solidário.

Confira mais Notícias

Pós Chuva

Iema doa veículos para o município de Mimoso do Sul

Oportunidades

Cursos gratuitos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro

Em Cachoeiro

Recapeamento: avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir desta segunda-feira (13)