Localizado no 2º Pier da Praia Central, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, o Centro de Apoio ao Turista (CAT) de Marataízes. A solenidade de inauguração contou com as presenças do governador Ricardo Ferraço, do prefeito Toninho Bitencourt e de várias autoridades municipais, estaduais e federais.
A entrega do CAT, concluído com menos de quatro meses de obras, marca a concretização de um projeto anunciado em novembro de 2025 durante reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), quando foram apresentados os primeiros detalhes da iniciativa voltada à modernização da infraestrutura turística do município.
Construído por meio de parceria entre a Prefeitura de Marataízes e o Governo do Estado, o CAT recebeu investimentos de aproximadamente R$ 3,6 milhões e foi executado pela empresa Meta Construções e Serviços. O moderno equipamento turístico conta com dois pavimentos, banheiros acessíveis, terraço com vista para o mar e estrutura preparada para receber moradores e visitantes com conforto e praticidade.
O CAT terá como principal missão orientar turistas, disponibilizando mapas, roteiros, informações sobre atrativos locais e serviços essenciais. A equipe foi capacitada para oferecer atendimento qualificado, contribuindo para uma experiência mais acolhedora e organizada aos visitantes que chegam a Pérola Capixaba.
A inauguração acontece em um momento de forte mobilização do setor turístico local. Recentemente, cerca de 40 empresários dos segmentos de hotelaria, gastronomia, artesanato e serviços participaram de encontros promovidos pelo Sebrae e pela Prefeitura para a criação de novos roteiros turísticos em Marataízes, com foco em gastronomia, história, natureza, turismo náutico e experiências sensoriais.
Para a administração municipal, o novo CAT representa um marco no desenvolvimento do turismo local, fortalecendo a economia, valorizando os atrativos naturais e ampliando as oportunidades para empreendedores e trabalhadores ligados ao setor. “Ganham os moradores de Marataízes, com o fortalecimento do turismo e consequentemente da nossa economia, e os turistas, que passam a contar com um local estruturado que tornar as visitas à nossa cidade muito mais atrativas e informativas”, disse o prefeito Toninho Bitencourt.











