Ao anunciar Sérgio Vidigal (PDT), ex-prefeito da Serra, como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) fez questão de dar protagonismo ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Pré-candidato natural à sucessão de Casagrande, Ricardo entrega a sua secretaria a Vidigal em um claro sinal de que vai ficar solto para pavimentar seu nome ao Governo do Estado. Afinal, abril de 2026 é logo ali, e se tudo correr bem, o governador se desincompatibiliza do cargo e deixa o vice na cara do gol.
As palavras que demonstram esse movimento político explícito partiram do próprio governador em uma transmissão ao vivo no seu Instagram na tarde desta segunda-feira (20).
“Fizemos uma conversa com nosso vice-governador, que já me ajuda em praticamente todas as áreas, para que a partir de fevereiro, ele possa estar completamente a disposição para exercer o papel de vice-governador, se desvencilhando de atividades burocráticas que uma secretaria impõe. A partir de fevereiro Ricardo vai estar o tempo todo me ajudando em todas as ações do governo, em todas as secretarias, de todas as áreas, vai me ajudar nas articulações em Brasília, na Assembleia, e vai me ajudar na condução de cada secretaria e de cada ato no governo do Estado…”.
Em seguida o governador falou dos investimentos do estado para esse ano e deixou claro que o vice-governador terá papel fundamental para destravar esses investimentos e conduzir essas ações, de entrega de obras, passando a Ricardo um protagonismo político-administrativo que será fundamental tanto na visibilidade política para todo o estado, quanto no poder de fogo dentro do próprio governo.
Ou seja, se existiam dúvidas, agora os sinais são claro para dentro e para fora de que Ricardo terá liberdade política e tamanho administrativo para fortalecer seu nome para a sucessão.
Por fim, o governador detalhou a trajetória política de Vidigal e da importância econômica da Serra. O ex-prefeito não é só um técnico a ajudar o Espírito Santo, trata-se de um dos nomes mais fortes dentro da engenharia de votos da Grande Vitória. Portanto, sua entrada não foge do contexto de fortalecimento do vice.
Ricardo Ferraço, por sua vez, agradeceu ao governador e enalteceu a entrada de Vidigal no seu lugar na secretaria. O ex-prefeito da Serra encerrou a transmissão destacando a economia capixaba e agradecendo a confiança do governador Renato Casagrande.
As cartas estão sendo lançadas. 2026 começa agora. Casagrande está avisando. Cabe a Ricardo se viabilizar.