Cidades
Casagrande homologa mais seis decretos de emergência e visita municípios afetados pelas chuvas
O governador colocou a estrutura do Estado à disposição dos municípios
Por | 12.01.2012
Fotos Secom-ES
O governador Renato Casagrande homologou mais seis decretos de emergência nesta quarta-feira (11) e passou o dia em visitas a alguns dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas dos últimos 70 dias, que já atingiram pelo menos 30 cidades de alguma forma.
Cariacica, Rio Bananal, Pancas, Governador Lindenberg, Viana e Laranja da Terra estão com a documentação necessária para requerer a ajuda oficial ao Governo Federal, garantida pelo decreto de situação de emergência.
Visitas
Logo cedo, pela manhã, o governador Casagrande visitou o município da Serra e sobrevoou o município de Santa Leopoldina, fortemente atingido pela chuva dos últimos dois dias e pelo Rio Santa Maria, que inundou o Centro da cidade. Foram registradas 156 famílias desalojadas e 46 famílias desabrigadas
À tarde, o governador participou de um encontro com a prefeita de Viana, Angela Sias, na sede do executivo municipal, com a participação do vice-prefeito Carlos Lopes, da deputada estadual Solange Lube, de vereadores e lideranças locais.
“Nosso objetivo é trazer o apoio do Governo do Estado aos municípios afetados pela chuva e garantir recursos e materiais emergenciais para aliviar o sofrimento da população. O mais importante neste momento é cuidar das pessoas, é garantir a assistência necessária para amparar as famílias capixabas que precisam do Poder Público neste momento”, destacou Casagrande.
Auxílio
O governador colocou a estrutura do Estado à disposição do município para auxiliar a sanar os problemas mais urgentes que afligem a população. “Já possuímos máquinas contratadas para situações de emergência, que podem fazer o serviço de patrulha mecanizada e desobstruir as principais estradas vicinais que estejam interrompidas em caso de queda de barreiras”, explica.
O município de Viana também solicitou o apoio do Governo Estadual para a elaboração de projetos, já que os quadros técnicos da cidade não são suficientes para a demanda atual. A prefeita Angela agradeceu o apoio do Estado no que classificou como “um momento tão difícil para os cidadãos de Viana”.
Em Cariacica, o governador encontrou o prefeito Helder Salomão em seu gabinete, junto aos deputados estaduais Sandro Locutor e Marcelos Santos, para avaliar os impactos dos eventos extremos causados pela chuva no município.
Infraestrutura
“Nos momentos de fortes chuvas, vêm à tona os problemas históricos de infraestrutura nos municípios, resultado da falta de investimentos no passado. Neste encontro, vamos definir as prioridades, as ações emergenciais”, disse o governador.
Durante o encontro, ficou decidido que o Governo do Estado vai liberar as 35 casas prontas do programa Minha Casa Minha Vida,
Cariacica também vai receber dois mil colchões e 800 cestas básicas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Além disso, a patrulha mecanizada também será disponibilizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Já
Nas visitas aos municípios, o governador esteve acompanhado dos secretários de Estado da Assistência Social, Rodrigo Coelho, de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, de uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheiras.


Cidades
Prefeito de Marataízes exonera quatro secretários municipais e mais 15 comissionados

O prefeito em exercício de Marataízes, Jaiminho Machado, exonerou, em uma canetada só, quatro secretários municipais.
A lista foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (12).
Além deles, consta na lista João Antonio Neto, o Joãozinho, gerente de gestão, que estava lotado no gabinete e também já exerceu cargo em primeiro escalão.
Em importância menor dentro da escala administrativa, também foram exoneradas outras 15 pessoas, entre diretores e outros.
Todos os nomes exonerados foram nomeados pelo então prefeito afastado Tininho Batista e eram colaboradores desde o seu primeiro mandato como prefeito.
Um dos secretários exonerados é Robson Abreu Silva que respondia por três secretarias.
Confira os secretários exonerados:
ANDERSON GOUVEIA DE OLIVEIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E SEGURANÇA PATRIMONIAL
ROBSON SEYR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
ANTÔNIO CARLOS SADER SANT’ANNA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA
ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DE INTERIOR
ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
JOÃO ANTONIO NETO – GERENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos1 ano atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Política4 meses atrás
Ampliação de informações para motorista de aplicativo em urgência
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Agronegócio7 meses atrás
Sustentabilidade em discussão
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba