Em 1º lugar

Cariacica é a cidade do ES que mais facilita abertura de empresas

Foto Cláudio Postay

Fonte: PMC

Cariacica lidera no Espírito Santo como a cidade que mais facilita a abertura de empresas, segundo o mais recente Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, divulgado neste mês de outubro pelo Ministério da Economia.

Com a dispensa de alvarás e licenças para 773 atividades econômicas, o município ocupa a 14ª posição no cenário nacional, superando cidades como Gramado (RS), Maceió (AL), Eunápolis (BA), Petrolina (PE), Olinda (PE) e Manaus (AM).

“Cariacica se destaca hoje como um município inovador e comprometido em criar um ambiente favorável ao empreendedorismo. Esse resultado reforça nosso empenho em tornar a cidade um polo atrativo para investimentos, gerando emprego e renda para a nossa população”, comentou o prefeito Euclério Sampaio.

 O secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Márcio Jose Freitas, afirma que o resultado é fruto de uma série de iniciativas para simplificar o ambiente de negócios, destacando que a agilidade impulsiona o crescimento econômico do município.

“A agilidade nos processos é essencial para atrairmos novos investimentos e impulsionarmos o desenvolvimento econômico de Cariacica. Municípios com sistemas simplificados e rápidos tornam-se mais atraentes para empresas e investidores, gerando um ciclo de crescimento que beneficia toda a comunidade”, destacou Márcio Jose Freitas.

 Segundo ele, “um ambiente que favorece o empreendedorismo também incentiva a criação de novos negócios e oportunidades, reforçando a credibilidade e a imagem do município perante a população e o mercado. Estar bem posicionado no ranking nacional reflete a eficiência da gestão pública e também o compromisso de Cariacica em ser uma cidade competitiva e acessível para quem quer empreender”.

Ranking dos municípios

O ranking fornece indicadores sobre o número de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças em cada município, conforme estabelecido pela Lei nº 13.874/2019. Além da legislação nacional, são consideradas as normas estaduais específicas de cada unidade federativa.

Atualmente, 152 municípios dispensam um número maior de atividades econômicas do que o exigido pela classificação nacional de baixo risco, criando um ambiente de negócios mais ágil e acessível para a abertura de empresas e estimulando o empreendedorismo local.

Confira mais Notícias

Foi nesta quarta

Ao lado de Theodorico Ferraço, Casagrande inaugura reforma de quadra em Cachoeiro de Itapemirim

Tribunal de Contas do ES faz 19 recomendações para melhorar licitações de obras e serviços de engenharia nos municípios 

Filme

Documentário sobre o Córrego Amarelo estreia nesta quarta (07), em Cachoeiro de Itapemirim

Oportunidades

Procon Cachoeiro recebe currículos para estágio até sexta-feira (09)

Beleza

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Após irregularidades, Prefeitura de Itapemirim decide não homologar processo seletivo para Agentes de Saúde e de Endemias

Trânsito

A partir de hoje (30), trecho da Linha Vermelha será interditado para obras de macrodrenagem em Cachoeiro

Fase final

Macrodrenagem Cachoeiro: Rua César Missi é liberada para o tráfego de veículos

plugins premium WordPress