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Campanha do Outubro Rosa em Cachoeiro segue com programação até o fim do mês

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A programação da campanha ‘Outubro Rosa’ em Cachoeiro segue até o fim do mês. A Odebrecht Ambiental também realizada uma campanha interna em apoio à campanha Outubro Rosa. Uma série de ações vem sendo realizadas com o objetivo de conscientizar integrantes e o público em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A equipe da área de Atendimento ao Público, na Ilha da Luz, está trabalhando vestindo a camisa de malha rosa, alusiva à campanha, além de distribuir folheto que aborda informações gerais sobre o câncer de mama e os aspectos relacionados à prevenção.

No dia 21 de outubro, será realizado, no pátio da concessionária, das 7h às 7h40, um momento cultural com apresentação de um grupo de dança formado por pacientes que fizeram e fazem o tratamento de diversos tipos de câncer. Haverá também palestra com a médica Sabina Bandeira Aleixo, sobre a doença e a prevenção. 

Apoio

A Odebrecht Ambiental também apoia a campanha do ‘Outubro Rosa’ do Hospital Evangélico de Cachoeiro, aberta oficialmente na última sexta-feira (14). Na programação, haverá o Workshop “Valorização da Auto Imagem”, que abordará temas como cirurgia reparadora da mama, a beleza em combate ao câncer e a moda a seu favor, entre outros.

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Na próxima quarta-feira (19), das 7h30 às 11h, no auditório do hospital, acontecerá uma ação social com a disponibilização de serviços gratuitos. Entre eles, a distribuição de 200 exames de mamografia, teste de glicose, corte de cabelo, sobrancelhas, maquiagem e massoterapia. 

Outra iniciativa do Hospital Evangélico na programação do Outubro Rosa – Saúde da Mulher, será o “Workshop Novos Conceitos para o Enfrentamento do Câncer”, no dia 25 de outubro, das 14h às 16h, também no auditório do hospital.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa é de 57.960 novos casos para 2016 no Brasil. A incidência da doença cresce progressivamente a partir dos 35 anos, sendo ainda mais corriqueira após os 50 anos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

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fonte http://www.folhavitoria.com.br/

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Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

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Proteção e Defesa do Consumidor

As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

Por | 06.02.2020

 

Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.

Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.

“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.

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Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.

Negociação de dívidas

Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.

Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.

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“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.

Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

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