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Camaro completa 10 anos no Brasil com mais de 6,5 mil unidades vendidas

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Camaro
Thiago Ventura

Desde o lançamento em 2010, o Chevrolet Camaro evoluiu bastante, tornando-se um esportivo com desempenho de tirar o fôlego

Um dos ícones da indústria americana, o Chevrolet Camaro completa 10 anos de presença oficial no Brasil. Segundo a General Motors, foram mais de 6,5 mil unidades vendidas em nosso mercado, número que coloca o modelo como o esportivo mais vendido nesse período.

Pena essa história não ter começado logo na primeira geração em 1967, mas mesmo assim um caminho interessante para o muscle car, que até ganhou música por aqui.

O modelo atualmente em oferta é o reestilizado de sexta geração e chegou em outubro. O Camaro é ofertado exclusivamente na configuração SS mais sofisticada, equipada com motor V8 6.2 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, transmissão de dez marchas com a função “launch control”, freios da marca Brembo, além de diferentes modos de condução, incluindo uma apropriada para autódromos.

Camaro 2014

“O Camaro é um ícone que vem evoluindo para acompanhar as transformações do mercado. Hoje ele é muito mais exclusivo e tecnológico, porém igualmente desejado. Tanto é que acabamos de lançar um novo modelo e praticamente metade do lote anual de 90 unidades foi arrematada logo na estreia”, conta Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

História no Brasil

A trajetória oficial do Camaro no Brasil começou em 2010, coincidindo com o período em que o cupê da Chevrolet resgatava o design e do espírito dos icônicos “muscle cars” norte-americanos. Isso porque a quarta geração de tão horrorosa, fez hiato na produção do veículo.

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Camaro 2016

Em 2014, chegava por aqui um Camaro mais atualizado em relação a estilo, conteúdo e mecânica. Estreava ainda a versão conversível. A grade frontal ficou maior para favorecer o fluxo de ar do motor V8 de 406 cv, a direção passou a ser elétrica e o painel adicionava o sistema Chevrolet MyLink, por exemplo.

Outro momento histórico foi em 2016, com o lançamento da sexta geração do Camaro. A nova arquitetura e o V8 de 461 cv elevaram o patamar do veículo. Naquela época houve a comemoração do 50º aniversário do modelo nos Estados Unidos e, para a celebração, foi produzido um lote especial da série Fifty . Apenas 100 unidades vieram para o nosso mercado.

Já em 2018 foi apresentado o modelo com um visual mais imponente e provocador. O esportivo da Chevrolet trazia ainda um pacote de tecnologias de segurança. O visual causou críticas dos puristas da marca e por fim uma leve reestilização trouxe mais elementos dos modelos clássicos

Muscle Car

O Camaro foi apresentado em 1966, já como modelo 67 e começou a ser vendido nos Estados Unidos em setembro do mesmo ano. Tinha oito diferentes opções de motor. Duas delas eram seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até 7.0 litros.

O modelo era comercializado em três diferentes versões: RS, SS e Z28. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu mais de 100 mil unidades. Esta geração foi vendida até 1969, totalizando quase 270 mil esportivos comercializados em apenas três anos. Um verdadeiro sucesso.

A segunda geração chegou em fevereiro de 1970 e foi produzida até o 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo.

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O esportivo ainda era vendido nas três diferentes versões. Mas a Z28 foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltou com força total, em 1977.

Em janeiro de 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro . Mais uma vez o carro foi totalmente remodelado, porém trazia linhas mais quadradas e futuristas, inaugurando também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um bom regime: ficava 227 kg mais leve que o modelo anterior.

O ano de 1992 foi o último da terceira geração do Camaro. E também marcava o aniversário de 25 anos de modelo. Com isso, a Chevrolet produziu a 25th Anniversary Heritage Edition , com detalhes de aparência exclusivos. Além disso, todos os modelos produzidos naquele ano receberam o emblema alusivo à comemoração no painel de instrumentos.

A quarta geração começou a ser vendida em 1993. Mantinha a mesma filosofia do Camaro de primeira geração, lançada em 1967: um cupê com 4 lugares, motor dianteiro e tração traseira. A novidade, além da adoção de linhas mais arredondadas, foi o lançamento da versão conversível, em 1994. O Camaro esteve em produção até 2002, marcando 35 anos de produção contínua.

Em 2006, a Chevrolet apresentou no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, um aclamado conceito, batizado de Camaro . Seu sucesso mundo a fora foi tão grande que a marca anunciaria, meses depois, o início de sua produção, prevista para meados de 2008. Dois anos mais tarde, era apresentada a versão de produção do esportivo, que passou a ser exportada para diversos mercado, incluindo o Brasil.

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Fonte: IG CARROS

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Aprilia RSV4 é lançada na linha 2021; veja as novidades

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Aprilia RSV4 2021
Divulgação

Aprilia RSV4 2021, a superesportiva atualizada com motor que pode entregar 214 cv de potência para ninguém achar defeito

A Aprilia revelou a linha 2021 da super-motocicleta RSV4 para o mercado europeu, onde será vendida nas versões Standard e Factory . Os modelos ganham atualizações de mecânica e estilo, que devem estar disponíveis ao público ainda no primeiro trimestre deste ano.

A marca Aprilia é vendida no Brasil pela Piaggio , que não confirma a chegada da RSV4 para o Brasil. Atualmente, os únicos modelos da fabricante italiana disponíveis por aqui são os scooters SR 150 e Carbon 150 .

A RSV4 ganha um novo rosto, contando com faróis em LED triplos com luzes de condução diurna. A iluminação acompanha o direcionamento do piloto, projetando luzes mais fortes no sentido do guidão – um recurso chamado “cornering lights”.

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O tanque de combustível também ganhou novo design, que segundo a fabricante, permite uma posição de condução mais confortável para o piloto. Outros componentes, como chassi e braço oscilante, foram desenvolvidos com base na tecnologia utilizada pela Aprilia no MotoGP. 

Os modelos Standard e Factory contam com o mesmo motor: uma unidade V4 1,099cc que já atende às novas normas de emissão de gases poluentes estipuladas pela União Europeia. O conjunto pode entregar 214 cv de potência.

Na parte eletrônica, a Aprilia instalou um novo seletor de modos de condução, sendo que seis são voltados para a condução urbana e outros três para as pistas de corrida. O modelo traz controle de estabilidade e tração, freios ABS e painel de instrumentos com tela digital.

Os dois modelos são estruturalmente iguais, porém a versão Factory contará com freios esportivos desenvolvidos pela Brembo, rodas forjadas em alumínio e suspensão especial calibrada para a pista. A versão também terá duas cores extras no catálogo: Preto Aprilia e Vermelho Lava. 

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Fonte: IG CARROS

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