Mais Segurança

Câmara de Vereadores de Cachoeiro recebe comissão de Segurança nesta quinta-feira (11)

Desta vez o sul do Espírito Santo será contemplado com a audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales). A reunião acontece nesta quinta-feira (11), às 18h30, na Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim. A segurança nos municípios de Vargem Alta, Mimoso do Sul, Castelo, Muqui e Atílio Vivácqua também é tema da pauta.

A reunião será conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL). Ele convida a população para a audiência. “Vamos abordar assuntos que são fundamentais para os moradores, como a nossa Delegacia Regional de Cachoeiro. As obras, lamentavelmente, estão paralisadas e se arrastam por muitos anos. É uma unidade policial importantíssima e que já deveria estar à disposição de toda a cidade.”

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), aconteceram 154 furtos e roubos de celulares em Cachoeiro, de janeiro a abril deste ano, o que resulta em mais de um caso por dia, em média. Danilo ressalta que o número pode ser ainda maior, visto que algumas vítimas não registram a ocorrência.   

O presidente da comissão relata que no mês de abril não houve homicídios nos municípios relacionados para a reunião — Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Castelo, Muqui e Atílio Vivácqua.

“Isso é fruto do trabalho dos nossos policiais, que se desdobram para realizar a sua atividade, mesmo com déficit muito grande. Para termos noção, a Polícia Civil deveria ter 3.821 servidores, mas só tem 2.400. E a Polícia Militar conta com 8 mil em suas fileiras, porém deveria ter 11 mil homens e mulheres atuando”, aponta o deputado.

Segundo Bahiense, a superlotação dos presídios também será pauta da audiência pública. Ele cita a Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, que tem 448 vagas, mas abriga 1.055 internos, acarretando uma superlotação de 135%.

“Temos a situação de que muitos dos nossos policiais penais são de designação temporária, estão impedidos de usarem armas de fogo. Dessa forma, há grande desafio para os profissionais da segurança em segurarem o sistema carcerário”, finalizou.

Outras audiências

Este ano a Comissão de segurança também esteve nos municípios de Vila Velha, na região metropolitana, e em Colatina, no noroeste do estado, debatendo assuntos pertinentes aos trabalhos do colegiado. A sociedade pode acionar a comissão por meio dos seguintes contatos: e-mail cseg@al.es.gov.br e pelos telefones (27) 3382-3510, 3382-3620, 3182-2339, 3382-5221, 3182-2390 e 3182-2391

Serviço

O quê: Audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa
Quando: 11 de maio às 18h30
Onde: Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim – Ed. Comendador Juarez Tavares Mata, Praça Jerônimo Monteiro, 70, Centro, Cachoeiro de Itapemirim

Confira mais Notícias

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Marataízes

Casagrande e Tininho inauguram obras e assinam ordem de serviço no bairro Esplanada II, nesta sexta (6)

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional

Barragem dos Imigrantes

Maior obra de saneamento do ES vai garantir água para Vila Velha, Cariacica, Vitória e Viana

Símbolo

Palácio Bernardino Monteiro restaurado e entregue ao povo de Cachoeiro de Itapemirim

Projetos do ES Inteligente podem beneficiar cerca de 1,8 milhão de capixabas

Previsão

Terça-feira (30) com alerta para queda de temperaturas e possibilidade de chuva no Espírito Santo