157 anos

Câmara de Cachoeiro comemora emancipação e inaugura obras de acessibilidade e segurança

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim inaugurou, nesta quinta-feira, 02 de maio, as obras de modernização e acessibilidade de sua sede, o edifício Comendador Juarez Tavares Matta, localizado na Praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade. Além dos vereadores, a solenidade contou com a presença do prefeito Victor Coelho, deputado estadual Allan Ferreira e representantes de entidades que atuam pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Após a inauguração, também foi realizada a Sessão Solene comemorativa dos 157 anos da Emancipação Política do município, com entrega dos títulos de Cidadania Cachoeirense, Título Benemérito Joacyr Pinto e Comenda Bernardo Horta de Araújo. Os eventos estavam programados para 25 de março, data da emancipação, mas foram adiados em solidariedade aos atingidos pelas enchentes ocorridas em vários municípios do Sul do Estado.

Elevador Ricardo Ferraz

O destaque do conjunto de melhorias da sede do Poder Legislativo é o novo Elevador de Acessibilidade Cartunista Ricardo Ferraz, reivindicação antiga de movimentos sociais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Projeto Mova-se. O equipamento permite aos cidadãos com deficiência, cadeirantes ou que tenham mobilidade reduzida chegarem à portaria do prédio a partir da Praça Jerônimo Monteiro, com maior segurança e comodidade.

“Tenho todos os motivos para comemorar: estou vivo e presenciando esta alegria, junto com todos nós que semeamos, lutamos e queremos a inclusão social, e seguimos quebrando paradigmas e preconceitos em busca de uma sociedade mais justa. Sabemos que é um ideal ainda em construção, mas cada vitória mostra que, sim, é possível”, disse Ricardo Ferraz, um dos pioneiros ativistas PcD em Cachoiro, que, em 2018, fez o desenho que inspirou a obra.

O presidente da Câmara, Brás Zagotto, também destacou a alegria do momento. “Acompanho essa luta há várias décadas e é um orgulho estar aqui, hoje, como presidente do Poder Legislativo. Posso dizer que esta data passa a ser um marco na história da defesa e conquista dos direitos das pessoas com deficiência em Cachoeiro”, disse Brás.

Melhorias

Além do elevador, foram instalados no prédio da Câmara calçadas com piso tátil, rampas de acesso, banheiros acessíveis, tribuna acessível, assentos preferenciais e demarcação de local específico para cadeiras de rodas. Também foi construída uma nova estrutura para saída de emergência, e feita a reestruturação e reforma total do 2º e 3º andares e a instalação de proteção contra incêndio.

“Temos uma Câmara totalmente renovada, acessível e adequada às normas de segurança e prevenção de incêndios, o que garante maior proteção e conforto aos servidores e visitantes”, disse Braz, concluiu Brás.

Confira mais Notícias

Pós Chuva

Iema doa veículos para o município de Mimoso do Sul

Oportunidades

Cursos gratuitos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro

Em Cachoeiro

Recapeamento: avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir desta segunda-feira (13)