Câmara aprova criação do Dia Municipal do Torcedor Estrelense

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (13), o Projeto de Lei nº 131/2026, que institui o Dia Municipal do Torcedor Estrelense no calendário oficial de eventos do município. A proposta é de autoria do vereador Evandro Miranda, o Vandinho da Padaria (PSDB).

De acordo com o projeto, a data será comemorada anualmente em 16 de janeiro, dia em que o Estrela do Norte Futebol Clube foi fundado, em 1916. A iniciativa pretende homenagear os torcedores e reconhecer a importância histórica, esportiva, cultural e social do clube para Cachoeiro.

Reconhecimento à história do clube

A proposta destaca que a trajetória do Estrela do Norte vai além dos campos de futebol e faz parte da história e da identidade de Cachoeiro. O clube também tem relação com a cultura, a memória afetiva e a movimentação econômica do município, especialmente por meio de jogos e eventos esportivos.

Na justificativa do projeto, o autor ressalta que a homenagem não se limita às conquistas esportivas, mas reconhece as gerações de torcedores que ajudaram a construir e preservar a história do clube.

Valorização da torcida

Entre os objetivos da data estão valorizar atletas, ex-atletas, dirigentes, colaboradores e torcedores que fizeram parte da trajetória do Estrela do Norte, além de preservar e divulgar a memória esportiva de Cachoeiro.

O projeto também prevê o incentivo a ações culturais, educativas e esportivas voltadas à preservação da história do clube e de sua torcida.

Com a aprovação, o Dia Municipal do Torcedor Estrelense passa a integrar o calendário oficial de eventos do município. A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Confira mais Notícias

Corinthians anuncia Seedorf como novo técnico até dezembro de 2027

Competição de futsal feminina movimenta a cidade de Guaçuí

Fluminense bate Platense e abre vantagem nas quartas da Libertadores

Segue o rubro-negro

Flamengo supera Remo e vira líder do Brasileirão com ajuda do Botafogo

Flamengo vence e fica a um ponto do Palmeiras, líder do Brasileirão

23 anos

Equatoriano Anthony Valencia já é do Flamengo

No dia 19

Cachoeiro recebe Festival Paralímpico Loterias Caixa em setembro

Atlético Santos Dumont promove avaliação oficial com avaliador do Atlético Mineiro