AcessoCidades

Cachoeiro é selecionado pela FNP para projeto com foco na mobilidade urbana

O município de Cachoeiro de Itapemirim foi selecionado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para receber apoio técnico do projeto AcessoCidades, uma iniciativa apoiada pela União Europeia que tem como objetivo contribuir com a qualificação de políticas públicas de mobilidade e acessibilidade urbana no país.

A escolha de Cachoeiro – junto a outras dez cidades brasileiras – se deve ao elevado grau de engajamento do município no projeto, do qual participa desde 2021, em atividades como trocas de experiências – nacionais e internacionais – e visitas técnicas.

Na próxima semana, uma equipe técnica da FNP estará na cidade discutindo soluções de planejamento, para tornar mais equitativos e sustentáveis as ações e serviços na área de mobilidade, com ênfase no transporte público.

Um dos diferenciais da iniciativa é a inclusão da sociedade no processo. Com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável (Semurb), uma série de atividades participativas será realizada para ouvir a população sobre o tema.

Na terça (13) e na quarta-feira (14), serão feitas pesquisas qualitativas em pontos de ônibus; visitas técnicas a locais importantes para a mobilidade na cidade; além de entrevistas com representantes da sociedade civil e outros setores.

A programação também prevê uma oficina de apresentação do diagnóstico local de acessibilidade e mobilidade com enfoque de classe, raça e gênero e a discussão de referências nacionais e internacionais para o planejamento da mobilidade urbana. Ela será realizada na quinta-feira (15), das 9h e 17h, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários (rua João Mota, nº 11).

“Esse suporte técnico da FNP é muito bem-vindo e um reconhecimento ao empenho da gestão municipal no desenvolvimento de ações, para aperfeiçoar a mobilidade em Cachoeiro, em benefício da população. Será uma contribuição muito importante para continuarmos avançando na implementação do nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que é um diferencial do município e para termos acesso a mais recursos para investimentos nessa área”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Confira mais Notícias

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim

Agenda

Com parque de diversões e shows nacionais, Festa de Cachoeiro será atração do fim de semana

Reconhecimento

Gedson Alves assume Secretaria de Saúde de Cachoeiro

Oportunidades

Programa de Estágio da BRK realiza inscrições até domingo