Investimento

Cachoeiro de Itapemirim se aproxima da estruturação de PPP para usina solar

O município de Cachoeiro de Itapemirim dá mais um passo rumo ao investimento na geração de energia solar. Na última quinta-feira (18), a equipe do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), apresenta resultados do estudo de viabilidade do projeto de uma usina solar fotovoltaica para o prefeito Victor Coelho, secretários e equipe técnica.

Em seguida, o banco capixaba dá início à etapa de desenvolvimento da modelagem do projeto de estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP), por meio do ES Inteligente
, programa de parcerias e concessões públicas coordenado pelo Bandes.

Nos últimos anos, a busca pelo investimento em fontes de geração de energia renovável tem crescido exponencialmente no Brasil. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração solar aumentou 64,3% em 2022 em comparação com o ano anterior. Isso demonstra a responsabilidade e a preocupação dos estados e negócios brasileiros em desenvolver projetos que garantam a sustentabilidade ambiental em consonância com a economia.

O coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin, afirma que o projeto representa um passo importante para um futuro de desenvolvimento e modernização de Cachoeiro de Itapemirim, com benefícios econômicos, sociais e ambientais. “Hoje é um dia de celebração com a conclusão de uma fase crucial do estudo desta usina em Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com os estudos de viabilidade, espera-se uma economia de 45,31% para os cofres públicos, após a implementação da usina”, destaca.

Antes da parceria público-privada ser instituída, é necessária a realização de uma série de estudos de viabilidade para o projeto. Esses estudos são cruciais para avaliar a viabilidade e a sustentabilidade dos projetos, abordando aspectos técnicos, legais, ambientais e econômicos e, consequentemente, a geração de benefícios para a população local.

Os estudos de Cachoeiro de Itapemirim foram concluídos e apresentaram excelentes resultados que demonstram a possibilidade de aplicação do projeto no município. Em caso de aprovação, o projeto segue para as etapas de consultas e audiências públicas, uma oportunidade para que o Bandes, IPGC, município, sociedade civil e o setor privado discutam o projeto.

“Diante dos custos energéticos enfrentados pelo município, essa iniciativa representa uma virada estratégica, promovendo não apenas uma gestão de recursos mais eficiente e inteligente, mas também avançando no desenvolvimento de energias renováveis. Além disso, o projeto está em perfeita sintonia com as diretrizes ESG, garantindo benefícios ambientais, econômicos e sociais expressivos para toda a comunidade de Cachoeiro de Itapemirim”, acrescenta Pessin.

Conheça o ES Inteligente

O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para o Espírito Santo. Basta que o município faça a adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em conjunto entre Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e município.

O ES Inteligente oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.

“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e a eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, complementa Pessin.

Confira mais Notícias

Competição

Cachoeiro recebe 1º Torneio Interestadual de Muaythai neste fim de semana

Pós Chuva

Iema doa veículos para o município de Mimoso do Sul

Oportunidades

Cursos gratuitos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro