Resultados

Cachoeiro alcança o primeiro lugar no ranking estadual de transparência pública

No Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, divulgado divulgado nesta terça-feira (12) pela Transparência Capixaba, Cachoeiro de Itapemirim alcançou a primeira colocação.

Com a pontuação máxima de 100%, o município foi um dos 13 que alcançaram o nível “ótimo” – o mais elevado da avaliação. Cachoeiro divide a primeira colocação com outros quatro municípios que também conquistaram os 100 pontos: Afonso Cláudio, Vila Velha, Vitória e Colatina

A Transparência Capixaba avaliou os 78 munícipios do Estado, com base na metodologia da Transparência Internacional, que compõe o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).

De acordo com a Transparência Capixaba, o levantamento deste ano apresentou uma mudança positiva em relação à transparência e governança pública nos municípios do Espirito Santo.

Para se chegar ao resultado, foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência e da participação social.

“Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a governança pública, e este resultado foi possível através do envolvimento e da colaboração da alta gestão e das equipes de todas as secretarias municipais em prol da melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho continua, mas sem dúvidas esta é uma grande conquista para os cidadãos cachoeirenses”, expressa a controladora geral do município em exercício, Kédyma Marques.

“A transparência é um dos pilares da boa gestão pública, e estamos dedicados a fortalecê-la cada vez mais em Cachoeiro. Nosso objetivo é tornar dados e informações mais acessíveis e compreensíveis para todos os cidadãos, garantindo que tenham acesso e conhecimento pleno dos atos praticados pela administração municipal”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Para o prefeito, os investimentos em controle e transparência refletem uma gestão mais ética e responsável com os recursos públicos. Em Cachoeiro, já são sete anos sem registros de atos de improbidade administrativa.

Victor Coelho destaca, também, os recentes resultados que o município alcançou em outras áreas ligadas à governança pública, como a classificação máxima (A) no Ranking Siconfi de 2023, lista anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, que identifica e avalia a qualidade das informações contábeis e fiscais.

 Cachoeiro divide a primeira colocação com outros quatro municípios que também conquistaram os 100 pontos

Confira mais Notícias

Lancha com turistas capixabas explode em Cabo Frio

Prefeitura de Irupi se torna 1ª cidade do Espírito Santo a extinguir papeis em processos públicos

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade