Esporte

Cachoeirense conquista o 2º lugar em corrida nacional

Publicado em

Por | 00.00.

Foto: Divulgação

Dayane Hemerly

 

A atleta capixaba Gerlane Alves Barbosa, de 28 anos, natural de Cachoeiro de Itapemirim e residente em Marataízes, ganhou o segundo lugar, dentre 11 mil participantes, da 9ª edição da corrida Vênus, que aconteceu no domingo (09), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Gerlane fez a prova em 44 minutos; a primeira colocada realizou em 40.

 

Ela conta que começou a praticar corrida quando se preparava para um concurso da Polícia Militar, e, com o incentivo de uma amiga, participou de sua primeira corrida de rua em Cachoeiro e foi a segunda colocada geral, perdendo para uma mineira que corria há seis anos.

 

“Fiquei radiante de alegria, e a partir daí comecei a participar de outras corridas como a de São Pedro, a tradicional corrida de Cachoeiro, na qual fiquei em 1º lugar nos 5km em 2013”, conta Gerlane.

 

A atleta diz que por questões financeiras ficou um ano sem correr, voltando ao esporte em 2015. Neste ano, ela participou de 30 corridas no ES e em outros estados.

 

Já em 2016, ela explica que, pensando em melhorar seu desempenho, procurou por um profissional e começou a participar de uma equipe na qual recebe orientações de um educador físico. “Meu treinador, Édipo Flausino, ajudou-me a conquistar vários pódios, entre percursos que variam de 5km a 21km”.

 

Desmaio

 

Com tantos resultados favoráveis à atleta, ela decidiu se preparar para as 10 milhas Garoto. Seu objetivo era chegar entre as três primeiras colocadas na categoria atleta capixaba e, para isso, ela treinou bastante.

 

“Fiquei muito ansiosa, mas a vontade de concluir a prova era muito grande. Nessa corrida eu dei o meu melhor, o que fez com que eu a liderasse. Porém, o sol muito forte e alta intensidade me fizeram desmaiar no 13º km, faltando apenas 3 km para concluir”, lamenta Gerlane, que fala ainda que depois dessa corrida desanimou das competições.

Leia Também:  Fluminense bate o Flamengo no jogo de ida da final do Carioca

 

Vênus

 

Ela desabafa e conta que para a corrida de Vênus, na qual ficou em 2º lugar, não se preparou muito e fez treinos leves, pois seu objetivo não era competir, mas aproveitar cada segundo da prova.

 

“Foi muito emocionante ver todas aquelas mulheres na preparação, no alongamento, na largada, na chegada, na corrida, tudo foi muito bom, a alegria estava estampada no rosto de cada uma e como foi minha primeira participação em uma corrida só para mulheres, tudo era motivo de alegria”.

 

Na corrida Vênus, Gerlane saiu em um ritmo médio e faltando pouco para o fim dos 10 km percorridos, começaram a anunciar que ela seria a segunda colocada. “Eu não esperava ganhar, pois havia algumas mulheres na minha frente. Mas, cheguei em segundo lugar geral e meu coração se encheu de alegria por ter ocorrido tudo bem e eu conseguir me superar, voltar a correr e a sonhar novamente”.

 

Gerlane conta que sua alimentação é equilibrada, não faz uso de bebidas alcóolicas e treina diariamente. Ela expressa que sua viagem ao Rio ficará marcada, pois foi onde se superou e deu a volta por cima.

 

Pódio: única das 50 da equipe

 

 

O treinador da equipe feminina de corrida de Cachoeiro, Édipo Flausino, conta que da equipe 50 mulheres participaram da corrida, porém apenas Gerlane conseguiu chegar entre as primeiras colocadas.

 

Ele fala que o treino da atleta é diferenciado, já que ela tem uma condição física mais avançada e corre há mais tempo. “Gerlane treina cinco dias por semana, por pelo menos duas horas. Enquanto as outras meninas treinam de três a quatro vezes”, comenta.

Leia Também:  Matheus Nascimento faz dois, PK marca e Fogão sacramenta a classificação na Copa do Brasil

 

Flausino explica que para participar de uma corrida de 5 km é preciso um treino de aproximadamente três a quatro meses, sem parar. Já uma corrida de 10 km, que foi o caso da Gerlane, são necessários até seis meses.

 

“A corrida é para qualquer pessoa, depende somente da força de vontade de cada um. Muitas meninas que foram para essa corrida eram sedentárias e não praticavam esportes. Elas aprenderam a ter uma alimentação mais saudável e hoje têm um estilo de vida muito melhor”.

 

Preparo

 

Em relação à atleta ter chegado em segundo lugar sem muitos treinos, ele explica: “Ela já tem preparo físico, o que não significa que não precisa de treinos, mas quem corre já há tempos para competições está sempre preparado. E, no caso da Gerlane, ela teve um momento de pausa nos treinos e está voltando agora, então por isso ela treinou pouco”.

 

Como treinador, vibra a vitória dela após a corrida da Garoto. Ele considera esta uma história de superação. “Essa é a prova de que todo mundo é capaz e que com dedicação e treino a pessoa consegue ir longe”.

 

Édipo, além de ser técnico particular, também participa de trabalho social em que treina meninos com o objetivo de formar cidadãos. “A intensão principal é ajudar esses garotos a serem alguém na vida. Formar pessoas éticas, trabalhadoras e estudiosas”, conclui. 

 

 

 

 

fonte http://www.jornalfato.com.br/

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esporte

Flamengo lançam Manto 3 inspirado no movimento das arquibancadas

Published

on

A Nação Rubro-Negra é o centro da narrativa do novo uniforme do Flamengo. Assim como nas camisas I e II, o novo Manto III traz o movimento das arquibancadas dos mais de 42 milhões de torcedores em seus elementos únicos de design.

Nas clássicas cores do Mengão, a camisa ganha detalhes em preto na gola redonda e nas mangas. O escudo CRF é bordado em branco ao lado do logo da adidas, que também recebe destaque nos ombros da camisa com as três listras no mesmo tom. Para completar e valorizar a importância da garra e apoio dos torcedores nas conquistas e trajetória do clube, a camisa ganha um badge especial na parte inferior direita com a mensagem “A Maior Paixão do Mundo” em tons de preto e vermelho. 

“O Manto 3 é mais um uniforme desenhado em homenagem ao maior patrimônio do Flamengo: a Nação Rubro-Negra. A camisa está linda e temos certeza de que será um sucesso junto aos torcedores”, disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Mais Querido.

Leia Também:  Com Vinícius Júnior na lista, Tite convoca Seleção Brasileira

O Manto fica completo com o calção em vermelho, com listras brancas em fundo preto na lateral, enquanto meiões levam o vermelho, também com listras brancas em fundo preto na parte superior como detalhes finais. 

Criando uma linha tênue entre o passado e o futuro, a camisa conta com a tecnologia AEROREADY – KEEP DRY, projetada para oferecer conforto e frescor, enquanto controla o suor dos jogadores. Os novos uniformes já estão disponíveis nas lojas oficiais do clube, na loja oficial do Flamengo no Mercado Livre, em adidas.com.br/futebol e lojas adidas físicas.

Neste domingo, o Mercado Livre, parceiro do Flamengo, irá fazer uma ação com o Manto 3, presenteando rubro-negros ilustres no camarote do Maracanã, onde será a partida contra o Athletico-PR, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Enxergamos, na estreia do Manto, uma oportunidade para, mais uma vez, celebrarmos a união de duas potências: o maior e-commerce do Brasil e da América Latina com o clube que possui a maior torcida do mundo. Além disso, todos os torcedores do Mengão já podem encontrar também a nova camisa no Mercado Livre, com frete rápido e grátis” explica Fernanda Schmid, Diretora de Marketing do Mercado Livre.

Fonte: Agência Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA