Écio Barbosa Fraga

Cachoeirense Ausente Nº 1 deste ano chega dia 24 na cidade

O médico Écio Barbosa Fraga foi eleito o Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2024, após votação realizada nesta sexta-feira (24) no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro. Com 45 votos, Fraga superou o concorrente, o professor João Bosco de Salles. Do total de 58 instituições inscritas para a votação, 52 compareceram e houve 6 abstenções.

A eleição seguiu rigorosamente o decreto Nº 24.451/2014, que regulamenta a Lei Municipal Nº 6.960/2014, referente à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro de Itapemirim.

Écio Barbosa Fraga é médico e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Iniciou a carreira em 1986 e, antes de se estabelecer em Belo Horizonte, onde vive desde a década de 1980, teve uma passagem pelo esporte cachoeirense como atleta do Estrela do Norte Futebol Clube, durante a juventude.

O recém-eleito será recebido com honras em junho, durante a programação da tradicional Festa de Cachoeiro. A recepção está prevista para o dia 24, quando será homenageado como parte de uma tradição que se estende por mais de 80 anos. O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962) e é concedido anualmente a um cidadão natural de Cachoeiro que se destaca profissionalmente em outras cidades.

“Parabenizamos os indicados ao título de Cachoeirense Ausente de 2024, com uma menção especial ao nosso mais recente eleito. Ser indicado para esta honraria já é um grande reconhecimento, que reforça os laços com aqueles que nasceram em Cachoeiro e que hoje levam um pouco da nossa cidade para outras regiões do país”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Com a eleição, Écio Barbosa Fraga junta-se a um seleto grupo de cachoeirenses ilustres que, apesar de viverem fora, mantêm um forte vínculo com a cidade natal e continuam a representar com orgulho o nome de Cachoeiro de Itapemirim.

Eleição foi realizada na manhã desta sexta-feira (24), na Câmara Municipal

Relembre os Cachoeirenses Ausentes eleitos nos últimos anos:

2023 – Aloísio Secchin

2022 – Maria da Conceição Castelar de Souza

2020 e 2021 – Não houve eleição devido à pandemia de covid-19

2019 – Neuza Maria Brunoro Costa 

2018 – José Eduardo Coelho Dias

2017 – Acácio Moraes Frauches 

2016 – José Eduardo Moreira

2015 – Fernando Sérgio de Melo Portinho

2014 – João Eurípedes Franklin Leal

2013 – José Sérgio Franco 

2012 – Sérgio Magalhães Garschagen

2011 – Anna Graça Braga de Abreu

2010 – Luiz Carlos de Freitas (Batata)

Confira mais Notícias

Oportunidades

EDP abre inscrição para Escola de Eletricista em Cachoeiro de Itapemirim 

Agenda

Agroturismo, sabores e cultura no Fest Gastronomia 2025 a partir desta sexta-feira (11)

Macrodrenagem

Linha Vermelha será liberada nesta quarta-feira (9), após conclusão das obras no bairro Guandu em Cachoeiro

Muito Frio

Cidades capixabas resgistram as menores temperaturas do ano

Venda Nova do Imigrante

Alto Caxixe: Cesan confirma entrega de saneamento até 2027

Litoral

Prefeito de Itapemirim anuncia Programa “Saúde Não Tem Hora” em 13 unidades; pediatras também estão de volta

Imunização

Sábado (5) tem vacinação antirrábica nos distritos de Cachoeiro

Vitória Histórica

Estrela do Norte conquista isenção total de IPTU e fortalece sua missão social em Cachoeiro

plugins premium WordPress