De forma inédita, o Cachoeiraço 2026 contará com a Operação Verão da Polícia Militar, que atuará de maneira integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes municipais de trânsito, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e segurança privada, garantindo mais tranquilidade aos foliões durante os três dias de evento, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, na avenida Beira Rio e região central de Cachoeiro de Itapemirim.
Ao todo, mais de 100 homens das forças de segurança estarão mobilizados diariamente, incluindo equipes da Força Tática da Polícia Militar, com patrulhamento ostensivo, ações preventivas e resposta rápida a qualquer ocorrência. O evento também contará com um moderno sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial, reforçando o controle e a identificação de pessoas com pendências judiciais.
Como parte das medidas de segurança, a Prefeitura de Cachoeiro publicou, na última semana, um decreto que proíbe o porte de copos e garrafas de vidro, caixas de som e veículos com som automotivo durante o evento. Em caso de flagrante, os objetos e equipamentos serão apreendidos pelas forças de segurança. A orientação para os foliões que pretendem levar caixas térmicas é que utilizem bebidas em latas ou garrafas PET.
Nesta terça-feira (3), o secretário interino de Cultura e Turismo, Wanderson Amorim, se reuniu com a coronel Emília Alves, comandante do 3º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (CPOR), com o major Reinaldo, do 9º Batalhão da Polícia Militar, com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Clayton Siqueira, e com o prefeito Theodorico Ferraço, para alinhar os últimos detalhes do plano operacional do evento.
Segundo Wanderson Amorim, o objetivo é garantir uma festa organizada, segura e acolhedora para moradores e visitantes. “O Cachoeiraço 2026 está sendo planejado com muito cuidado. Essa integração inédita entre todas as forças de segurança, somada ao videomonitoramento com reconhecimento facial, demonstra o compromisso da gestão em oferecer uma festa alegre, mas acima de tudo segura para as famílias cachoeirenses e turistas”, destacou.
O prefeito Theodorico Ferraço ressaltou que a segurança é prioridade absoluta da administração municipal. “Estamos promovendo o retorno do Cachoeiraço com responsabilidade. Investimos em planejamento, tecnologia e integração das forças de segurança para que todos possam aproveitar o evento com tranquilidade. Cachoeiro está preparada para receber bem e cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito.
Já o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Clayton Siqueira, enfatizou o caráter preventivo das ações. “Teremos um efetivo robusto, com policiamento ostensivo, Força Tática, agentes de trânsito e monitoramento em tempo real. O decreto e as orientações aos foliões são medidas preventivas para evitar riscos e garantir um ambiente seguro durante toda a programação”, explicou.
A Prefeitura de Cachoeiro reforça que o cumprimento das normas é fundamental para o sucesso do evento e pede a colaboração de todos para que o Cachoeiraço 2026 seja marcado pela alegria, organização e segurança.
O Cachoeiraço 2026 é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, com patrocínio do Banestes.
