Futebol

Braga e Bota empatam e Palmeiras termina rodada como líder


Foto: Vitor Silva/Botafogo

No duelo de duas equipes que ainda buscam o título brasileiro de 2023, Bragantino e Botafogo ficaram no empate por 2 a 2, neste domingo (12), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Quem comemorou a igualdade foi o Palmeiras, que terminará a 33ª rodada como líder, com 62 pontos, dois a mais do que o time carioca, que ocupava a primeira posição desde a 3ª rodada. No entanto, o Alvinegro tem um jogo a menos na competição. O Massa Bruta, que também tem um jogo a menos, soma 59. Thiago Borbas fez os dois gols do Massa Bruta, enquanto Victor Sá e Eduardo marcaram os do Glorioso.

O início de jogo foi perfeito para o time da casa. Logo aos dois minutos, Vitinho chutou da entrada da área. A bola bateu na trave esquerda de Lucas Perri, desviou no goleiro e sobrou limpa para Thiago Borbas abrir o placar sem dificuldades.

Dez minutos depois, Tiquinho Soares começou a reclamar de dores. Ele aguentou por mais seis minutos e acabou substituído por Diego Costa.

Debaixo de um forte calor em Bragança Paulista, o Botafogo reorganizou suas ideias durante uma pausa para hidratação e retornou com tudo ao campo.

O time empatou o jogo aos 35, em chute de fora da área de Victor Sá, e virou aos 37, quando Eduardo aproveitou bola mal afastada pela zaga e chutou forte na pequena área para vencer Cleiton.

No segundo tempo, ainda com a temperatura elevada, o Bragantino procurou mais o jogo, enquanto o Botafogo buscava o contra-ataque e fazia também muita cera para atrasar o jogo. O Massa Bruta levantou muitas bolas na área, a maioria afastada por Adryelson. Alerrandro, que entrou na segunda etapa, levou perigo em um chute da entrada da área.

Sem conseguir respirar e muito recuado, o Botafogo não resistiu às investidas do Bragantino, que conseguiu o empate aos 51 minutos. Thiago Borbas desviou de cabeça o cruzamento que veio da direita e deu números finais à partida.

O resultado deixou o Botafogo – ainda comandado por Lúcio Flávio – fora da liderança pela primeira vez desde abril, embora com a ressalva de que tem um jogo a mais por fazer em relação ao Palmeiras. Este jogo é justamente o próximo compromisso do time, no dia 23, diante do Fortaleza, no Castelão. Na mesma data, o Bragantino também terá uma partida adiada de outra rodada: enfrenta o Flamengo no Maracanã.

Corinthians vence e frustra planos do Grêmio

O Grêmio tinha altas expectativas para a rodada. E, de acordo com os resultados dos adversários, elas se justificavam. Uma vitória teria colocado o Tricolor Gaúcho na liderança do Brasileirão, pelos critérios de desempate. Teria, isto porque o Corinthians estragou os planos do time e venceu por 1 a 0. Mesmo com um jogador a menos desde os dez minutos do primeiro tempo, quando o uruguaio Bruno Méndez foi expulso de forma direta após entrada violenta em Lucas Besozzi. Ainda na primeira etapa, o paraguaio Romero fez o gol do jogo.

Em um gramado bastante castigado, nenhuma das duas equipes conseguiu estabelecer um padrão e a jogada do gol corintiano foi trabalhada pelo alto, com Romero tocando na saída de Gabriel Grando sem deixar a bola tocar no chão.

Na segunda etapa, Bruno Alves, do Grêmio, também foi expulso de forma direta após atingir Fagner. O jogo seguiu baseado mais na força do que na criatividade, e mesmo com mais 10 minutos de acréscimos o placar não foi mais alterado.

O Grêmio, ainda com 59 pontos, segue na briga pelo título e tem como próximo compromisso o duelo com o Atlético-MG, no dia 26, em Belo Horizonte. Já o Corinthians, que foi a 44 pontos, momentaneamente em 11º, enfrenta o Bahia na véspera, em São Paulo.

Confira mais Notícias

Brasileirão

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Futebol

Vasco supera Fortaleza nos pênaltis para avançar na Copa do Brasil

Números do Estado

Espírito Santo tem 9ª população mais alfabetizada do Brasil

Futebol

Turma do STF forma maioria para negar ao Flamengo Taça das Bolinhas

Apolinho, Sílvio Luiz e Antero Greco: adeus aos craques do jornalismo

Morre Washington Rodrigues

Adeus Apolinho

A rodada

Athletico-PR faz 2 a 0 no Palmeiras e retoma liderança do Brasileirão; veja outros jogos

Sorte capixaba

Aposta do Espírito Santo leva R$ 46 milhões na mega sena deste sábado, 11 de maio