Glória Eterna

Botafogo goleia Peñarol por 5 a 0 e coloca pé na final da Libertadores

Nesta quarta-feira (23), o Botafogo viveu uma de noites mais felizes de sua história. O Alvinegro goleou o Peñarol (Uruguai) por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela partida de ida da semifinal da Copa Libertadores, e se aproximou de disputar a final da competição pela primeira vez. Todos os gols da partida foram marcados no segundo tempo. Savarino (dois), Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus foram os autores dos gols. A vaga será decidida na próxima quarta-feira (30), em Montevidéu, na casa da equipe uruguaia. O time carioca pode até perder por quatro gols de diferença que mesmo assim estará classificado para a decisão.

Diante de mais de 42 mil pessoas no Nilton Santos, o Botafogo teve dificuldades no primeiro tempo. O Peñarol, bastante retraído, não ofereceu espaços ao time comandado pelo português Artur Jorge.

Os primeiros 45 minutos foram de poucas chances. A primeira oportunidade mais clara, na verdade, foi do time uruguaio. Aos 24, após tabelinha próxima à entrada da área, John colocou para escanteio.

Mais perto do fim, o Botafogo criou duas chances com Luiz Henrique. Na primeira ele limpou dois marcadores e chutou por cima. Na sequência fez jogada parecida e chutou para defesa de Aguerre.

Segundo tempo avassalador

As dificuldades da primeira etapa não se repetiram na segunda. Logo aos 5 minutos, o Botafogo enfim vazou o ferrolho uruguaio. Luiz Henrique encontrou Savarino dentro da área e o venezuelano tocou na saída de Aguerre para abrir o placar.

Os gols foram saindo um atrás do outro. Aos 9 minutos, após cobrança de escanteio, Alexander Barboza aproveitou a sobra e chutou de primeira para ampliar.

O terceiro gol não demorou. Aos 13, Luiz Henrique acionou Vitinho pela direita. O lateral tocou para Savarino dentro da área, que finalizou. Aguerre não conseguiu segurar e o gol saiu.

Aos 27 veio o quarto. Em jogada de contra-ataque, Savarino lançou Luiz Henrique dentro da área e o atacante tocou com categoria por cima do goleiro para ampliar.

Seis minutos depois veio o golpe final. Em outra jogada de contra-ataque, Igor Jesus tocou para Almada, que chutou forte. Aguerre defendeu parcialmente e o camisa 99 aproveitou para marcar de cabeça, encobrindo o goleiro.

Com grande vantagem, o êxtase no Nilton Santos foi palpável. A equipe – líder do Campeonato Brasileiro – está muito próxima de sua primeira decisão de Libertadores.

Confira mais Notícias

Música

Lucas Turini traça nova rota de vida e nas redes, em busca do sonho musical

Disputa

Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

Saiu

Confira a lista dos 3.500 selecionados no programa CNH Social 2025, do Governo do Espírito Santo

Futebol

Em situação complicada na Libertadores, Fla enfrenta Central Córdoba

Futebol

Libertadores: Botafogo joga mal, mas arranca vitória sobre o Carabobo

Saúde

Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Brasil

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Meio Ambiente

Espírito Santo lidera ranking nacional de recuperação de áreas degradadas

plugins premium WordPress