Política

Biblioteca da Ales pode virar biblioteca pública

Publicado em

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Resolução (PR) 20/2022, que transforma a Biblioteca Senador João Calmon, um órgão da Casa, em Biblioteca Pública. A matéria, da Mesa Diretora, foi lida na sessão ordinária desta terça-feira (2) e encaminhada para as comissões de Justiça, Cidadania, Educação, Finanças e para a própria Mesa.

Fotos da sessão ordinária

De acordo com a proposta, a alteração da Resolução 2.890/2010 vai permitir que toda a população possa pegar emprestado os itens que compõem o acervo do Poder Legislativo estadual. Atualmente, apenas os servidores e os deputados têm esse direito.

Na justificativa da proposição, o presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), explica que a medida tem como objetivo ampliar a quantidade de serviços oferecidos pelo Espaço Assembleia Cidadã e incentivar a leitura. “Vai contribuir com a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo gratuito e universal”, ressalta.

Na era digital, bibliotecas preservam conhecimento

Dentre os fundamentos da biblioteca pública estão o livre acesso a todas as pessoas; o acervo composto por diversos itens, como livros, jornais e demais publicações; oferta de empréstimo domiciliar, atividades culturais e de incentivo à leitura; regimento interno elaborado pela equipe da biblioteca; divulgação de suas atividades, serviços e produtos; e a garantia de acessibilidade ao local conforme as normas técnicas e a legislação brasileira.

Leia Também:  E na Assembleia, Mesa Diretora eleita para biênio 21-23 renuncia

Em caso de aprovação e promulgação da resolução, a nova norma entra em vigor a partir da sua publicação no Diário do Poder Legislativo (DPL).

Estadualização

Também deu entrada na Ales o Projeto de Lei (PL) 402/2022, de Adilson Espindula (PDT), que inclui no Plano Rodoviário Estadual trecho de estrada de 9 quilômetros entre os distritos de Caldeirão e Várzea Alegre (município de Santa Teresa), no entroncamento com a Rodovia ES-261. A iniciativa foi encaminhada para os colegiados de Justiça, Infraestrutura e Finanças.

Segundo o parlamentar, a estrada é importante para os moradores de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Itaguaçu. “Por ela transitam transporte de cargas, linhas de ônibus, agricultores que escoam a produção, estudantes, visitantes do agroturismo, entre outros”, afirma.

Ordem do Dia

Quinze itens faziam parte da pauta da Ordem do Dia, mas nenhum deles chegou a ser analisado porque o deputado Gandini (Cidadania) manteve prazo regimental no primeiro, fazendo com que a pauta permanecesse trancada. Trata-se do veto total ao PL 41/2018, de autoria de Sergio Majeski (PSDB), que altera a legislação estadual para incluir um representante da Assembleia Legislativa no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad). Com o trancamento, todos os itens voltam a compor a pauta da sessão desta quarta (3).

Leia Também:  José Esmeraldo cobra agilidade nas obras da BR 101

Fonte: Assembléia Legislativa do ES

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Prefeito de Marataízes exonera quatro secretários municipais e mais 15 comissionados

Published

on

O prefeito em exercício de Marataízes, Jaiminho Machado, exonerou, em uma canetada só, quatro secretários municipais.

A lista foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (12).

Além deles, consta na lista João Antonio Neto, o Joãozinho, gerente de gestão, que estava lotado no gabinete e também já exerceu cargo em primeiro escalão.

Em importância menor dentro da escala administrativa, também foram exoneradas outras 15 pessoas, entre diretores e outros.

Todos os nomes exonerados foram nomeados pelo então prefeito afastado Tininho Batista e eram colaboradores desde o seu primeiro mandato como prefeito.

Um dos secretários exonerados é Robson Abreu Silva que respondia por três secretarias.

Confira os secretários exonerados:

ANDERSON GOUVEIA DE OLIVEIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E SEGURANÇA PATRIMONIAL

ROBSON SEYR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

ANTÔNIO CARLOS SADER SANT’ANNA –  SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DE INTERIOR

Leia Também:  Projetos sobre educação tramitam em urgência

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO

JOÃO ANTONIO NETO – GERENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA