Mulher

Belo e ancestral, cabelo afro resiste ao racismo estético

Publicados

em

source
 13 de maio é o dia da abolição da escravatura. São 134 anos que a escravidão foi abolida no Brasil.
Pinterest

13 de maio é o dia da abolição da escravatura. São 134 anos que a escravidão foi abolida no Brasil.

Black Power, rastafari, com dreads, cacheados, encarapinhados… Os cabelos das mulheres pretas chegam a este 13 de maio — data que marca a abolição da escravidão — livres e como um dos maiores símbolos da negritude ao lado da pele. Protagonista do debate racial desde sempre, ele volta à roda no Brasil de hoje com o resgate da ancestralidade, na ressignificação do conceito de beleza e na denúncia do racismo estético. Na última semana, por exemplo, ao defender seu crespo, uma mulher negra mobilizou o metrô de São Paulo a externar o preconceito sofrido por ela, após uma senhora branca declarar que temia “pegar doença” ao encostar em seu cabelo.

Não é de agora que o cabelo afro é tachado de “feio”, “sujo” e “duro”. O processo de colonização da África, que se repetiu no Brasil, deixou como herança uma sociedade que reconhece majoritariamente os fios lisos como belo, de acordo com a antropóloga Denise da Costa, professora da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira. Graças à atuação secular de movimentos negros, que tomaram fôlego entre 1960 e 1970 com o “black is beautiful” (preto é bonito, na tradução), a história de ancestralidade se traduz por números do Google: nos últimos cinco anos, a busca por cabelos cacheados e crespos superou a de lisos em 309%, de acordo com uma pesquisa do Dossiê BrandLab.

— Na cultura africana, que se tornou marginalizada na colonização, o cabelo cumpre a função de representar a particularidade de cada povo e simboliza fertilidade, classe social, função política. Por isso, o processo de reconhecimento da identidade é muito mais interno do que vindo de uma possível aprovação da branquitude. Negar a nossa beleza foi a primeira arma que usaram contra nós negros, e nós reconhecermos nossa beleza significa reconquistar a dignidade e a humanidade — diz a antropóloga.

Leia Também:  Utilize as fases da lua para cuidar da sua beleza

 Transição capilar

Não à toa o processo de transição capilar — em que negros deixam de alisar os cabelos para assumir a forma crespa — tem se intensificado. A analista de sistemas, Olívia Raquel, de 23 anos, começou a fazer relaxamento ainda criança, aos 11 anos, por influência da sua mãe branca. Por cinco anos, ela teve os fios lisos para não ouvir comentários de que tinha cabelos “pichaim” ou “duro”.

— Sinto que alisar nunca foi algo que eu realmente queria — diz ela, que deixou a raiz crescer e viu os cachos ressurgirem aos 16 anos. A modelo gaúcha Tatiani Souza, de 42 anos, hoje assina, artisticamente, “Tati Crespa”. Mas nem sempre foi assim: ela alisou o cabelo por 22 anos. Com o cabelo livre da química há mais de cinco, ela diz que ainda recebe propostas na área da moda para fazer “escova progressiva”. A última oferta foi de R$ 3 mil. Ela recusa e é irredutível, quer que “suas origens sejam respeitadas”.

— Sai Tatiani e entra Tati Crespa. Hoje, quem quiser trabalhar com a minha imagem, vai ter que me aceitar do jeito que sou. Um penteado até vai, mas química nunca mais. Defendo que sou livre para assumir meu cabelo, fazer até uma escova, se eu quiser, mas livre dos preconceitos e imposições —diz.

O mercado de trabalho, por sinal, é um dos espaços em que a presença do racismo estético é forte. Um estudo publicado na revista “Social Psychological and Personality Science”, em 2020, mostrou que durante entrevistas de emprego, mulheres negras americanas com cabelos crespos eram percebidas como menos profissionais, menos competentes e menos propensas a serem recomendadas para uma vaga do que mulheres negras com cabelos alisados e mulheres brancas com penteados cacheados ou lisos. Uma realidade de preconceito que se parece com a daqui: Cristiane de Almeida, de 51 anos, foi vítima do escárnio de um colega de trabalho quando iniciou a transição capilar, há quatro anos, no Clube das Pretas — salão especializado em cortes e penteados de cabelos crespos e cacheados. — O processo de transição foi muito difícil. Um colega puxava o meu cabelo e me ridicularizava na frente das pessoas. Eu me senti mal, achei que estava todo mundo olhando para o meu cabelo. E estavam olhando mesmo. Percebi que tais brincadeiras não eram feiras com outras colegas de cabelo liso e brancas — diz Cristiane. 

Leia Também:  Coragem e foco: energias da numerologia para o 2° trimestre de 2022

Acolhimento

Levantando a bandeira do “nós por nós”, uma das criadoras do Clube das Pretas, a professora Renata Varella, de 37 anos, defende que a rede de apoio faz toda a diferença no processo de reconhecimento das madeixas afro. — A relação da mulher negra com o seu cabelo natural é de anos de sofrimento. É uma busca infinita por achar que nossos cabelos afros são um problema. Mas isso está mudando — diz a professora.

Segundo a antropóloga Denise da Costa, apesar de lento, o aumento da conscientização sobre o racismo no país é notório e pode ter contribuído para que, no caso de racismo no metrô de SP, centenas de passageiros apoiassem a vítima Welica Ribeiro na denúncia contra a húngara Agnes Vajda.

— Ainda estamos longe de conseguir uma abolição do racismo estético, mas a junção de políticas afirmativas e o interesse das pessoas pelas questões raciais já foi um avanço — conclui.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 23 de maio de 2022

Publicados

em

source
O horóscopo do dia apresenta previsões para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta previsões para o seu signo e ascendente

ÁRIES 

Com a Lua na fase minguante, o aprendizado é deixar fluir, sem se desgastar com o que não traz resultados. Conectar-se com a intuição, cultivar sensibilidade, resolver as diferenças com o coração aberto, de forma mais pacífica. A semana promete render com o ingresso de Marte em seu signo. Vale investir em iniciativas mais inspiradas, solidárias e elevadas. Vale investir também em atividades físicas e muito movimento. O clima promete ser dinâmico. Aproveite para priorizar assuntos, concentrar-se no que for mais importante. 

TOURO 

O céu continua pedindo a mudança de muitos conceitos, ideias e comportamentos obsoletos. É tempo de rever valores, ajustar metas, promover adaptações. É importante cultivar flexibilidade e respeitar as mudanças nos outros também, sem cobrar ou impor suas “verdades”. A liberdade deve ser respeitada, bem como a responsabilidade na forma como se relaciona com o mundo. Vênus vai ingressar em seu signo: invista em si mesmo e deixe que cada um seja como quiser ser. Autoestima é o santo remédio.

GÊMEOS 

Até o dia do seu aniversário e com a Lua minguante, é tempo de fechamento e conclusões, de esclarecer assuntos, de colocar os pingos nos is. Você pode aproveitar para fazer planejamentos e organizar-se melhor. Mercúrio e Plutão favorecem o pensamento estratégico. Pode também meditar a visualizar seus projetos se concretizando. Enquanto finaliza as pendências, aproveite para priorizar planos e metas, ganhar clareza sobre quais mudanças são necessárias promover em prol de algo maior e melhor. Estudos continuam favorecidos.

CÂNCER 

O período de mudanças, reformulações e libertações continua. É tempo de questionar, estudar, pesquisar e atualizar informações. Tudo com boas doses de autonomia e independência. Precisa as iniciativas que possa encaminhar por você mesmo, sem controle, cobranças ou exigências em relação aos outros. Com a Lua minguante, finalize o que for possível sem forçar situações. Porém, quanto mais diplomacia, equilíbrio e harmonia, melhor. Procure organizar a agenda para não exagerar no trabalho, reserve tempo para cuidar de si mesmo. 

Leia Também:  Mulheres negras são apenas 3% em cargos de liderança

LEÃO 

Com o Sol em Gêmeos, abertura para esclarecer assuntos e fazer bons contatos é fundamental. Você pode conversar, pesquisar, atualizar informações. Conte com um clima mais expansivo, bom para programar viagens e fazer contatos também com regiões distantes. O céu indica garra para diversas iniciativas. Mas um pouco de recolhimento também cai muito bem, a Lua segue minguante e favorece momentos de reflexão, mais introspectivos. A flexibilidade deve vir junto com a responsabilidade.

VIRGEM 

Conte com mais abertura para esclarecer dúvidas e trocar informações. Porém, é bom evitar repetições e restrições. O período ganha potencial produtivo, dinâmico e, ao mesmo tempo criativo. Você pode aprender algo novo também, praticar mantras e afirmações positivas. Em momentos de relaxamento pode ter novas ideias e compreensões. Mercúrio e Plutão combinam forças, favorecendo a intuição para identificar onde está o problema. Com investigações e análise você pode corrigi-los. 

LIBRA 

As trocas em suas relações estão justas e equilibradas? Você pode fazer bons contatos, mas é preciso realismo também. Independência e autonomia devem ser prioridade, evite restrições, controle e cobranças. Vênus vai se alinhar com Saturno para favorecer a organização das finanças. No dia 28 Vênus vai ingressar em Touro e ficar mais poderosa. Prepare-se, vale dar um trato no visual e refletir. Qual o valor que dá para seus dons, seu trabalho e para si mesmo? Acredita em seu merecimento de ser feliz e prosperar?

ESCORPIÃO 

A intuição continua afiada! Mercúrio segue em harmonia com Plutão: é tempo de conversas mais sensíveis, profundas, amorosas e transformadoras. Terapias e mergulhos mais profundos na alma continuam favorecidos. Ao invés da agressividade para confrontos, invista na flexibilidade e no bom humor. Assim pode obter bons diagnósticos, ganhar mais clareza sobre as ações e os movimentos que deve promover. Ao entrar em sintonia com tudo o que o cerca, você pode investir também na saúde e nos cuidados pessoais. 

SAGITÁRIO 

O tempo é um fator importante para que possa resolver tudo o que estava emperrado. Estabelecido o diagnóstico, faça o que tiver de ser feito, estabeleça pactos e conciliações. Conte com mais profundidade para importantes compreensões. Ao mesmo tempo, o conservadorismo deve ser deixado de lado para que possa absorver as novidades que chegam através de amigos, colegas de trabalho e lançamentos do mercado. Aproveite para dialogar, esclarecer, encaminhar ou finalizar o que for possível. Conte com energia! Porém, evite exagerar nos gastos, busque prazeres com comedimento.

Leia Também:  Como é a equipe de trabalho ideal de cada signo

CAPRICÓRNIO 

Bom período para o diálogo, para a tomada de decisões com raciocínio rápido. Mercúrio se combina com Plutão, favorecendo pesquisas, estudos e a resolução de pendências. Vênus e Saturno também se combinam: você só tem a ganhar se souber cultivar maturidade nos gastos e nas relações. Aproveite para alinhar interesses e se conectar com pensamentos mais prósperos. A dica é usar a comunicação com gentileza e consciência, para aprofundar os relacionamentos, encaminhar tarefas e conquistar mais espaço. 

AQUÁRIO 

É tempo de finalizações, em clima de dinamismo. Vênus e Saturno se combinam para favorecer o comprometimento, que pode ser equilibrado com doas doses de autonomia. Não é hora de forçar situações ou gastar energia com confrontos, mas de deixar a vida fluir, confiar, cultivar fé e inspiração. Se o peso das responsabilidades falar mais alto, procure cultivar uma postura profissional, madura e competente. Reserve tempo para os cuidados com a saúde. Momentos de reflexão e recolhimento também são importantes.

PEIXES 

Você pode seguir mais inspirado, disposto a conversar, trocar ideias e atualizar informações. Netuno continua em seu signo, prometendo mais inspiração, romantismo e refinamento. Com o Sol em Gêmeos você pode ativar contatos, introduzir mudanças e resolver o que for possível. É hora de arregaças as mangas e agir! Porém, cuidado com exageros nos gastos e na vida amorosa. Invista no critério, no comedimento, na atenção e na objetividade para que possa aprimorar suas sensíveis inspirações.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA