Estado

Banco de Leite do Himaba promove bate-papo virtual sobre amamentação

Publicados

em


.

Encerrando as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, promoveu, na manhã da última sexta-feira (07), um bate-papo virtual sobre amamentação. Devido à orientação de evitar aglomerações e manter o distanciamento social para evitar a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), a conversa foi on-line e contou com a participação de diversas mães que já foram atendidas na unidade. 

A conversa virtual teve três momentos: orientações nutricionais; manejo e massagens nas mamas, e fala das mães participantes. A nutricionista do Himaba, Heloisi Passos, deu dicas de alimentação para as mamães durante o período de amamentação e pontuou os benefícios para o bebê. 

“O leite materno é o alimento completo para crianças de 0 a 6 meses de idade. Nele estão contidas as quantidades ideais de água, carboidratos, gorduras e proteínas que a criança precisa. Na composição do leite materno também encontramos um conjunto de bactérias que promove a colonização de uma microbiota intestinal saudável, além de componentes imunológicos. A mãe passa para o bebê os anticorpos, como se fosse uma vacina sem dor para a criança e cheia de amor”, disse a profissional Heloisi Passos. 

Leia Também:  Governo do Espírito Santo divulga 24º Mapa de Risco Covid-19

A coordenadora de enfermagem do Banco de Leite, Gisele Helena Silva, ensinou como fazer o manejo correto das mamas e demonstrou algumas técnicas de massagem para auxiliar na amamentação. “Com essa massagem, o leite fica mais fluído e consegue sair com mais facilidade da mama”, esclareceu. 

A mamãe Rosângela Dias, que teve a pequena Eloah no Himaba há um ano e dois meses, aproveitou a participação para dar um depoimento e agradecer os profissionais que a atenderam no hospital. “Passei mais de quatro meses com minha filha prematura no Himaba. Ia todos os dias tirar o leite para ela, porque é essencial para a saúde do bebê em todas as fases da vida. É um privilégio poder amamentar e quem tiver produção de leite generosa pode doar e ajudar outras crianças. Sou muito feliz e grata por tudo que o pessoal do Himaba fez por nós”, disse. 

A previsão é que outro encontro virtual seja realizado ainda durante o “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Leia Também:  Incaper distribui quatro mil litros de álcool para feirantes em parceria com a Ufes

 

O Himaba  

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
[email protected]

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governo do Estado entrega 40 novos leitos de UTI Hospital Dório Silva

Publicados

em


.

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã deste sábado (26), a entrega de 40 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra. São leitos destinados à Rede de Urgência e Emergência capixaba. O investimento do Governo do Estado para a ampliação dos leitos foi de R$ 6,4 milhões.

“Estamos entregando 40 leitos de UTI para o Dório Silva. Antes de iniciar essa ampliação, que aconteceu em especial por conta da pandemia, o hospital tinha 165 leitos e agora chega a 229 leitos. Desses, 94 leitos são de UTI. Quando inauguramos o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves em nosso primeiro mandato, acharam que iríamos fechar o Dório Silva, mas hoje estamos investindo cada vez mais. O Dório Silva é um exemplo da ação que tomamos ao optar por investir na rede pública ao invés da instalação de hospitais de campanha. Os leitos abertos vão ficar de legado para a sociedade capixaba”, pontuou o governador Casagrande.

Leia Também:  Incaper distribui quatro mil litros de álcool para feirantes em parceria com a Ufes

As obras no hospital começaram em março deste ano, durante o processo de reorganização da rede de Atenção à Saúde, por meio do “Programa Leitos Para Todos”. As melhorias transformaram o Dório Silva em uma das unidades de referência ao atendimento do novo Coronavírus (Covid-19), com 121 leitos destinados à doença.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre a utilização dos novos leitos após a pandemia. “Com o novo cenário da pandemia no Estado e a diminuição de casos diários, internações e óbitos, junto ao início do processo de migração de leitos, realizado pela Secretaria da Saúde, a unidade hospitalar passa por uma reorganização do perfil, com atendimento voltado às demandas por agravos da Rede de Urgência e Emergência”, observou.

Atualmente, o hospital conta com 120 leitos clínicos, 15 de semi-intensivo e 94 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), totalizando 229 leitos.

“É um movimento planejado para o retorno das demandas de doenças não Covid-19. A migração de leitos vem acontecendo inicialmente nos hospitais da rede própria, o que nos permite, nesse cenário, observar a tendência da pandemia no Estado e, em caso de uma nova incidência de contaminação pela Covid-19, possamos retomar os leitos da doença”, explicou a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva.

Leia Também:  Sedu entrega materiais e equipamentos para a Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA