Economia
Auxílio Brasil: beneficiários são assediados por crédito consignado


A ampliação do empréstimo consignado para beneficiados com o Auxílio Brasil, a exemplo do que ocorre com aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já atiçou o assédio de estelionatários que, de posse dos dados destas pessoas, começaram a fazer ofertas desse tipo de crédito, que ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania. Ou seja, é mais uma tentativa de golpe contra o beneficiado.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) tem alertado sobre a investida de instituições financeiras e de golpistas sobre essa camada mais pobre da população.
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“Essas pessoas já vivem em condição de vulnerabilidade extrema e vão ser assediadas para contratação desses serviços”, chegou a alertar Ione Amorim, coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec.
Mirian Silva Guimarães, de 39 anos de idade, moradora de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, recebeu duas ligações oferecendo esse crédito. Mãe de 3 filhos, sendo dois menores, Mirian estranhou a ligação recebida de uma pessoa desconhecida que estava com todos os seus dados pessoais, inclusive o Número de Inscrição Social (NIS).
“A pessoa que me ligou ofereceu um empréstimo de R$ 2.500, que cairia no mesmo dia na minha conta, e informou que as parcelas de R$ 170 seriam descontadas diretamente no meu Auxílio Brasil”, conta Mirian, que disse não estar interessada em contrair dívida.
“A pessoa insistiu e pediu um código que eu não tenho e me orientou a pegar esse número no Cras (Centro de Referência e Assistência Social)”, acrescenta.
“Eu coloquei esse número que me ligou como spam e agora não recebo mais esse telefonema. O que acho estranho é como tinham todos os meus dados, até quanto recebo de auxílio “questionou Mirian.
Procurado, o Ministério da Cidadania informou que a posse das informações é da pasta e que vai verificar o ocorrido.
Fonte: IG ECONOMIA


Economia
Dia dos Pais: inflação dos presentes quase dobra em um ano, aponta FGV


Levantamento realizado a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI/FGV IBRE) indicou que os presentes e os serviços mais procurados para o Dia dos Pais subiram em média 12,21%, nos últimos 12 meses. O percentual ficou bem acima da inflação apurada para o mesmo período, que foi de 7,99%, após a deflação recorde apurada pelo IPC-DI para julho (-1,19%). No mesmo período do ano passado, essa mesma cesta acumulava aumento de 6,76%, abaixo da inflação geral daquele momento, que estava em 8,75%.
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O pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), Matheus Peçanha, responsável pelo levantamento, salientou essa aparente contradição entre a deflação mensal do índice e os preços crescentes da cesta : “Essa deflação de julho foi extremamente focada em itens bem específicos, principalmente combustíveis e energia, mas o índice de difusão (percentual de itens que subiram de preço) ainda continua acima de 60%, mostrando que a pressão inflacionária ainda está presente e disseminada. Dentro dos itens desta cesta de Dia dos Pais, por exemplo, apenas oito dos 30 itens tiveram queda de preço em julho, dentre eles, ironicamente, as passagens aéreas.”
A ironia a que se refere o pesquisador reside no fato de que a pesquisa também mostrou que a inflação dos serviços teve a maior contribuição na cesta, subindo 19,82%. E essa alta foi puxada pelas passagens aéreas, cujos preços avançaram 72,78% nos últimos 12 meses. “O fim da temporada de férias aliado à redução nos custos do QAV e do GAV (combustíveis das aeronaves) proporcionaram uma deflação de quase 20% nas passagens aéreas em julho, mas ainda não é o suficiente para compensar a alta acumulada que estava em mais de 100% no mês anterior”, comenta Peçanha. Também na cesta de serviços, o fim das restrições sanitárias permitiu o reajuste desses itens com o retorno da demanda, de modo que hotéis (9,64%), restaurantes (8,99%), e cinemas (8,65%) tiveram aumentos significativos. Em menor nível, excursões e tours (6,09%), teatros (3,79%) e shows musicais (0,13%) também sofreram alta.
Pelo lado dos produtos mais comumente escolhidos como presente, a cesta de 23 bens duráveis e semiduráveis teve um aumento médio de 6,72%. As principais altas vieram do setor têxtil: roupas masculinas (12,69%), calçados masculinos (12,34%), cintos e bolsas (9,48%) e roupas de cama, mesa e banho (9,44%). A alta do algodão na esteira da crise das cadeias globais de valor ao longo desse último ano foi a principal causa desses aumentos.
Outras altas notáveis na cesta foram registradas em material para reparos de residência (11,08%), móveis para residência (10,49%), geladeiras e freezers (9,06%) e ar-condicionado (8,13%).
Var.% acumulada em 12 meses
Itens selecionados Ago/21 a Jul/22 Ago/20 a Jul/21
- PASSAGEM AÉREA 72,78 64,73
- HOTEL 9,64 0,19
- RESTAURANTES 8,99 4,49
- CINEMA 8,65 0,00
- EXCURSÃO E TOUR 6,09 1,05
- TEATRO 3,79 0,00
- SHOW MUSICAL 0,13 0,00
- ROUPAS MASCULINAS 12,69 2,76
- CALÇADOS MASCULINOS 12,34 4,23
- MATERIAL PARA REPAROS DE RESIDÊNCIA 11,08 12,60
- MÓVEIS PARA RESIDÊNCIA 10,49 5,06
- CINTO E BOLSA 9,48 1,12
- ROUPAS DE CAMA, MESA E BANHO 9,44 8,18
- GELADEIRA E FREEZER 9,06 5,96
- AR CONDICIONADO 8,13 4,60
- MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS 7,21 5,71
- FORNO ELÉTRICO E DE MICRO-ONDAS 6,27 5,45
- VENTILADOR E CIRCULADOR DE AR 4,85 5,17
- DESODORANTE 4,21 3,66
- PRODUTOS PARA BARBA 3,92 5,74
- RELÓGIO 3,75 -0,24
- FOGÃO 3,66 -1,79
- APARELHO DE TV 3,65 6,74
- LIVROS NÃO DIDÁTICOS 2,73 -0,95
- BICICLETA 2,51 6,35
- COMPUTADOR E PERIFÉRICOS 2,12 3,24
- APARELHO TELEFÔNICO CELULAR 1,30 -1,21
- APARELHO DE SOM 1,06 2,43
- ARTIGOS ESPORTIVOS 0,16 1,90
- PERFUME -0,68 3,61
Fonte: IG ECONOMIA
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