Estado

Aulas práticas auxiliam no processo ensino-aprendizagem dos alunos em escola de Vila Velha

Publicados

em


A professora Valquíria Monjardim, que leciona no Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Galdino Antônio Vieira, localizado em Vila Velha, utilizou projeções com garrafas pet e lanterna para passar o conteúdo de Projeções Cartográficas, nas aulas da disciplina de Geografia. 

A ideia da professora foi possibilitar aos alunos assimilar o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma prática e facilitar a compreensão do conteúdo. “As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a superfície terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma representação da superfície da Terra sempre apresentará distorções devido ao fato, principalmente, de torná-la uma representação plana. Por isso, as Projeções Cartográficas são criadas com o objetivo de minimizar as imperfeições presentes nos mapas”, explicou Valquíria Monjardim.

Já para ensinar o conteúdo sobre o Continente Asiático foi realizada uma aula temática e interdisciplinar, envolvendo a Geografia, com a professora Valquíria Monjardim; História, com o professor Samuel Maciper; e Ensino Religioso, com o professor Jader Medrado. 

Os alunos puderam assimilar o conteúdo de forma prática a partir do uso e costumes asiáticos, como a disciplina da porção oriental para a organização de um pequeno Jardim Japonês; a culinária de partes do continente, como a Ásia Central, Oriente médio e Ásia Meridional; e o uso das vestimentas.

Leia Também:  Sedu anuncia novidades da Educação de Jovens e Adultos para 2021

“Os alunos se envolveram muito na produção da aula e a expectativa era grande para vivenciar, mesmo que de forma lúdica, culturas tão diferentes da nossa realidade”, disse a professora Valquíria Monjardim.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Sedu anuncia novidades da Educação de Jovens e Adultos para 2021

Publicados

em


A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência da Educação de Jovens e Adultos, anunciou novidades para essa modalidade de ensino a partir do ano letivo de 2021. Entre as ações, está a abertura de novos sete Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs), sendo dois em Afonso Cláudio, dois na Serra, dois em Guaçuí e um em Nova Venécia. Além disso, outra grande novidade é a criação do S-EJA+, voltado a pessoas com distorção idade-série, que será ofertado, de forma pioneira, no diurno.

A Sedu ofertará 1.795 vagas para a EJA Regular; 1.674 vagas para a EJA Profissional; e 610 vagas para a S-EJA+. A Educação de Jovens e Adultos contará com Organização Curricular com carga horária obrigatória de 1.600 horas para a Etapa Ensino Fundamental, 1º e 2º Segmentos e 1.200 horas para a Etapa Ensino Médio, Parte Diversificada – Mundo do Trabalho e suas Tecnologias, Cultura Digital; Professor Articulador; Formação Continuada dos Profissionais; e Orientações Metodológicas.

Saiba mais:

EJA Regular

É uma oportunidade para aqueles que precisaram parar de estudar na idade certa. A EJA Semipresencial oferece Cursos de Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nas escolas estaduais do Estado do Espírito Santo.  Para ingresso nos cursos, o aluno deve ter a idade mínima de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

Leia Também:  Escola de Tempo Integral de Viana realiza série de lives dentro da disciplina Protagonismo

EJA Profissional

É a integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Profissional, em cursos planejados, de acordo com as características do público da educação de jovens e adultos e considerando as especificidades dos estudantes dessa modalidade. É destinado a estudantes acima de 18 anos, que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

S-EJA+

Tem como objetivos ampliar as oportunidades de acesso à educação; reduzir a desigualdade existente nas salas de aulas no que se refere à aprendizagem dos estudantes candidatos ao abandono e ou reprovação; integrar, junto a outras políticas, estratégias de inclusão social sedimentando o desenvolvimento humano e contribuindo para a redução das desigualdades sociais por atender estudantes Jovens e Adultos das Etapas Ensino Fundamental e Médio (preferencialmente os da 3ª Etapa).

Curso Técnico Integrado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pio XII, localizada em São Mateus, passará a ofertar o Curso Técnico em Comércio Integrado à EJA, com cinco semestres.

Cursos FIC Integrados ao Ensino Médio – quatro semestres

19 escolas, de 12 municípios, ofertarão cursos de qualificação profissional, entre eles: Assistente Financeiro, Cuidador de Idosos, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, entre outros.

Leia Também:  Vice-governadora participa da formatura de 100 mulheres no Projeto ‘Mulher Superando o Medo’

Cronograma Chamada Pública Escolar 2021

Solicitação de Rematrícula e/ou Solicitação de Transferência Interna

18.11.2020 a 09.12.2020

 

Solicitação de Pré-Matrícula

10.12.2020 a 28.12.2020

Divulgação do resultado da Rematrícula e Transferência

Até 11.01.2021

 

Efetivação da matrícula dos alunos proveniente das etapas Transferência Interna e Pré-matrícula

De 12.01.2021 a 25.01.2021

Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência

De 26.01.2021 a 12.02.2021

 

Clique AQUI e fique por dentro de todas as informações da Chamada Pública 2021.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA