Política
Assembleia mantém atuação na pandemia

O cenário inédito imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) planejamento e adoção de medidas rápidas e efetivas para conter a disseminação da doença entre pessoas que circulam nos ambientes do Palácio Domingos Martins, seja a trabalho ou em busca dos serviços disponibilizados à sociedade pela Casa.
A elaboração de um plano de contingência para garantir a segurança de cidadãos, servidores e parlamentares sem paralisar os serviços prestados foi desafiador, mas com coordenação e envolvimento de vários setores, foi possível implementar rapidamente novos meios de trabalho, como o serviço remoto e, posteriormente, o híbrido.
Mesmo diante do contexto desafiador, a Casa manteve sua atuação, com a análise e votação de projetos fundamentais para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Espírito Santo.
“Apesar de 2020 ter sido extremamente difícil, a Assembleia Legislativa mostrou-se alerta desde os primeiros sinais do grave problema. Levamos a sério as orientações sanitárias e médicas. Privilegiamos o isolamento social e colocamos em primeiro lugar a vida e a saúde dos servidores, parlamentares e público externo que frequentava a casa. Como podemos constatar, a Ales está mostrando total compromisso com a população capixaba durante a pandemia. E não poderia ser diferente”, afirmou o presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos).
Produção legislativa
Prova de que os trabalhos não pararam são as 233 propostas relacionadas à Covid-19 apresentadas entre março e dezembro de 2020. Algumas já transformadas em lei, além de 57 decretos de reconhecimento, pela Assembleia Legislativa, do estado de calamidade pública em municípios capixabas.
As leis tratam de regras como multas de até R$ 700 para quem disseminar fake news sobre pandemias, endemias e epidemias; atendimento prioritário a pessoas com deficiência em razão da Covid-19; suspensão de protestos de dívidas durante a pandemia; e permissão para funcionamento de templos religiosos em períodos de calamidade pública no Estado.


Política
Carlos Dinho é o novo secretário de Agricultura de Marataízes

Foto: arquivo Jornal Espírito Santo Noticias
Em mais uma movimentação político/administrativa, o prefeito Tininho Batista (PDT) definiu o novo secretário de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Pesca de Marataízes. O ex-vereador Carlos de Freitas Fernandes, mais conhecido como Carlos Dinho, é o titular da pasta.
Carlos Dinho, que tem fortes ligações com o interior do município, teve seu nome sacramentado nesta sexta-feira (15), e já publicado no Diário Oficial.
Com isso, o agora ex-secretário Marciones Nunes de Souza assume o cargo comissionado de Gerente de Gestão Administrativa, lotado na Secretaria Municipal de Governo.
A entrada de Carlos Dinho no primeiro escalão do governo mostra que o prefeito de Marataízes Tininho Batista vem optando por escolhas técnicas e políticas. Antes dele, o vereador reeleito Erimar Lesqueves também assumiu a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho.
-
Entretenimento49 minutos atrás
Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”
-
Entretenimento49 minutos atrás
Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19
-
Economia1 hora atrás
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a 17 milhões para o próximo sorteio
-
Mulher2 horas atrás
Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação
-
Saúde2 horas atrás
Covid-19: Brasil tem 8,4 milhões de casos e 61 mil novos diagnósticos
-
Economia3 horas atrás
Mega-Sena sorteia R$ 13 milhões; veja os números sorteados
-
Entretenimento3 horas atrás
Esposa de Luigi Baricelli é assaltada na Praça da Sé, em São Paulo
-
Saúde3 horas atrás
Anvisa decide neste domingo se aprova uso emergencial de vacinas