Mulher

Assassinato de João Pedro: “É a dor de todas as mães”, diz tia do adolescente

Publicados

em


source

Na tarde de segunda-feira (18), João Pedro Mattos Pinto, 14 anos, foi morto em uma operação das polícias Federal e Civil no Complexo do Salgueiro , em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O garoto estava na casa da tia com mais cinco adolescentes quando policiais invadiram a residência e dispararam contra ele com um fuzil . Ao Delas, Denize Roza, tia de João Pedro, relata a injustiça e a dor da morte que assola mães, tias e avós daquela região. 

menino
Reprodução Redes Sociais

João Pedro, 14 anos, morto na segunda-feira (18), no Complexo do Salgueiro, Rio de Janeiro

“É a dor de todas as mães”, comenta ao lembrar do enterro de João Pedro , na terça-feira (19), que, mesmo com a pandemia, estava cheio de parentes, amigos e vizinhos. “A dor da Rafaela [mãe] é a nossa dor. Assim como foi com ele, poderia ser qualquer uma de nossas crianças”. 

O caso de João Pedro não é isolado. Segundo dados da ONU, um jovem negro é assassinado no Brasil a cada 23 minutos. São 63 mortes por dia, com um total de 23 mil vidas interrompidas pela violência letal por ano. E as mulheres do Complexo do Salgueiro sabem disso.

Denize lembra que já era rotina orientar o filho e o sobrinho sobre como agir em caso de uma operação. As indicações eram que eles deveriam deitar no chão e, caso a polícia batesse, deveriam abrir a porta. 

“A gente vê isso todos os dias e sabemos que não é algo isolado, mas você não acha que vai acontecer com você, com a sua família. Várias operações acontecem, eles entram arrombando porta… Isso não é mentira para ninguém, mas achamos que estamos protegidos dentro de casa”. 

Leia Também:  Hashtags sobre abuso viralizam na web: saiba como fazer um #exposed seguro?

“Queremos justiça”

Denize lembra que estava na Praia da Luz, em  São Gonçalo , no quiosque da sogra, quando a operação policial começou. O barulho de tiro foi ficando cada vez mais intenso e ela e o pai de João tentaram contato com os meninos, mas, como ninguém atendeu, os dois foram até a casa dela. 

“Mesmo com o tiroteio e o helicóptero em cima da gente, não podíamos deixar de ir. Quando chegamos lá, encontramos muitos policiais e as crianças encostadas no muro. Meu filho me viu e começou a chorar”, lembra. Assim que ela e o cunhado entenderam o que tinha acontecido com João, começaram a questionar onde estava o menino, mas não tiveram respostas. 

Segundo Denize, os policiais disseram apenas que um helicóptero resgatou o corpo de João ainda com vida , mas não deram mais informações. Sem ser informada sobre o destino do garoto, a família demorou 17 horas até encontrá-lo no Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo. 

A família ainda contesta a versão dos policiais sobre troca de tiros e a presença de bandidos na casa. Em entrevista ao programa Fátima Bernardes , Neilton Matos, pai de João, afirmou: “A polícia quer forjar uma situação. Não tinha bandido . Entraram na casa e tacaram duas granadas. Além dos tiros. Só tinha adolescentes de família”.

Leia Também:  Como falar com os filhos sobre um assunto delicado?

Na quarta-feira, o delegado Allan Duarte, da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, que investiga o caso, disse ao “RJTV” que já ouviu o depoimento de três policiais civis, duas testemunhas e que ainda receberia um dos pilotos do helicóptero que levou o menino para Lagoa Rodrigo de Freitas também para ouvi-lo.

Segundo o delegado, os  policiais descartaram qualquer envolvimento dos jovens que estavam dentro da residência com traficantes em fuga e que também está solicitando a Polícia Federal informações sobre a operação ocorrida no Complexo do Salgueiro e qual foi o resultado. Já a PF confirmou ter participado da operação e afirmou, em nota, que “acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos”.

A família se divide entre a dor do luto e a luta por justiça. “Foi uma barbaridade. Ainda tem vestígios de granada na casa”, acrescenta Denize ao Delas. De acordo com ela, os policiais deixaram a residência marcada com mais de 70 tiros e, até hoje, nenhuma perícia foi feita para avaliar o local. 

“A gente vai lutar até o fim. Queremos fazer justiça. Quem fez isso com ele deve pagar de alguma maneira. Isso não vai o trazer de volta, mas saber que essa pessoa será punida já alivia a dor”, fala. 

Quem traz conforto para a dor dos pais e familiares é Rebeca, irmã de cinco anos de João Pedro. “A mãe explicou que o João foi para o céu, mas ela ainda não tem esse entendimento. Ela quer brincar e tirar um sorriso da gente. Apesar de tanta dor, ela consegue amenizar”.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 30 de maio de 2020

Publicados

em


source
mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente


ÁRIES 

É bom investir em providências práticas e organização geral. A Lua segue em Virgem, pedindo que cuide dos detalhes de seu trabalho. Procure estabelecer prioridades para que o período se torne o mais produtivo possível. Mas é bom também evitar decisões apressadas e o acúmulo de tarefas. No fim da tarde, tudo fica mais lento e confuso com a oposição entre Lua e Netuno. É melhor desacelerar e redobrar a atenção. Melhor investir em atividades mais leves, abrir espaço para as artes, a meditação e a contemplação. 

TOURO 

Período indicado para cortar gastos e desperdícios, promover organização e limpeza. A crescente segue em Virgem, favorecendo o discernimento. Mas a Lua desafia Vênus e Netuno, cuidado com gastos desnecessários. Gentileza, diplomacia e cordialidade são grandes lições, mas é importante pegar leve também consigo mesmo. Vale investir  nos cuidados com a saúde e nos aprimoramentos em geral. Aproveite para organizar a casa ou o local do trabalho, por exemplo. A sensação de ordem traz leveza.

GÊMEOS 

Bom período para limpeza, faxina e organizações. A Lua crescente segue em Virgem, essas providências são importantes para que possa aproveitar melhor o período. Mas a Lua se desentende com Vênus e Netuno, indicando tendência para dispersão e desatenção. Há risco de enganos, melhor ganhar tempo para refletir antes de tomar grandes decisões, fazer compras ou investimentos. Pode bater aquela sensação de preguiça e falta de energia. É importante relaxar, respirar fundo e tranquilizar a mente.

CÂNCER 

Tudo pode e deve ser bem feito, no capricho. Critério, atenção aos detalhes, dedicação ao trabalho: são os assuntos em destaque com a Lua em Virgem. Aproveite para cuidar da saúde, da limpeza, da higiene e de cada detalhe que deve ser aprimorado, tanto no trabalho quanto em casa. Mas cuidado com críticas e intolerância. Evite pegar pesado consigo mesmo e com os outros, pois a Lua segue em desarmonia com Vênus e Netuno. Invista em atividades leves e prazerosas também, principalmente no fim da tarde.

LEÃO 

Com o Sol em Gêmeos, você fica mais curioso e inquieto. Porém, evite correr riscos em negócios e intercâmbios duvidosos. Lua, Vênus e Netuno seguem em desarmonia, é preciso cautela para evitar enganos. Você pode lidar com pessoas ou informações falsas. Ganhe tempo para pesquisar, investigar e tirar dúvidas. Ainda bem que a Lua segue em Virgem para favorecer o critério e o detalhamento. Vale também organizar armários e gavetas, jogar fora coisas velhas, promover uma bela arrumação em casa ou no local de trabalho.

Leia Também:  Surpresa! Sem saber que estava grávida, mulher da à luz durante banho

VIRGEM 

Com a Lua em seu signo, o melhor a fazer é organizar a vida e planejar as próximas ações. Priorize os deveres e responsabilidades para fazer o tempo render mais. Evite decidir apressadamente, é bom também ganhar tempo para clarear situações. Lua, Vênus e Netuno se desentendem, confusões e incertezas podem surgir. Cuidado para não alimentar o pessimismo, as críticas e o mau-humor. Vale colocar-se em movimento, cultivar autonomia e promover arrumações, sem esperar demais dos outros.

LIBRA 

Cresce a curiosidade, a abertura para novos aprendizados e novas ideias. Mas é preciso atenção para não deixar passar detalhes importantes. Procure cultivar um pouco de método para não se perder entre tantas possibilidades. A Lua segue em Virgem e hoje se desentende com Vênus e Netuno, indicando risco de enganos e confusões. Vale pegar mais leve consigo mesmo e com os outros. Cultive leveza e disposição para o diálogo, vale pesquisar melhor, refletir e tirar dúvidas antes de fazer compras.

ESCORPIÃO 

Lua, Vênus e Netuno indicam a necessidade de desacelerar. Com a Lua em Virgem, aproveite para dedicar um cuidado extra à saúde, descansar mais, se alimentar bem. Vale tomar mais água, caprichar nos chás e dietas líquidas. É importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam erros e enganos. Esclareça com diplomacia qualquer dúvida. Se sua mente estiver confusa, vale promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Organizando fora, uma organização interna também acontece.

SAGITÁRIO 

Prefira cultivar autonomia, cuidar da sua saúde, da organização de casa ou do local de trabalho. A Lua segue em Virgem para favorecer o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. O dia é bom pra organização, limpeza, higiene, cuidados com a alimentação e a saúde. Mas procure pegar leve no período da tarde, quando a Lua briga com Netuno. A concentração fica reduzida. Tarefas que exigem mais atenção aos detalhes ficam desfavorecidas. A dica é desacelerar e redobrar a atenção para evitar esquecimentos. 

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 29 de maio de 2020

CAPRICÓRNIO

Não é hora de exigir muito de si, prefira a simplicidade. Com a Lua em Virgem, aproveite para organizar a vida, de forma que tudo se torne mais funcional. Mas cuidado com o perfeccionismo exagerado. A Lua desafia Vênus e Netuno, indicando risco de distrações, confusão, esquecimentos e enganos. É preciso tempo para desfazer a nebulosidade, principalmente ao fazer investimentos e fechar acordos. Vale fazer tudo com calma, sem correria. Vale também reservar tempo para relaxar, descansar e sonhar.

AQUÁRIO 

A distração está em pauta na parte da tarde. A Lua confronta Netuno, é melhor evitar decisões e tarefas que exijam muita atenção. Procure controlar a ansiedade e a inquietação para evitar erros, atropelos e falhas. Quanto mais autonomia e tranquilidade puder cultivar, melhor. É bom anotar tudo na agenda pra evitar esquecimentos, organizar-se, intercalar o trabalho com momentos de relaxamento, quando novas ideias podem surgir. Aproveite o período para limpezas e arrumações. Com a Lua em Virgem, isso pode trazer mais leveza. 

PEIXES 

É fundamental cultivar os pés no chão, para evitar perda de energia com ilusões. A Lua se desentende com Vênus e Netuno: é importante analisar melhor os dados que tem em mãos. Cuidado com a pressa, há tendência para distrações. A Lua segue em Virgem, aproveite o dia para organizar sua agenda. Vale fazer uma listra de prioridades. Vale também criar uma atmosfera de paz ao seu redor, com música suave e incenso, por exemplo. Procure dialogar, esclarecer questões, ganhar tempo para esclarecer dúvidas.

Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA