Blog do Ilauro

Por Ilauro de Oliveira

Intendente sábio não antecipa processo

12 de março de 2023

A conta – política e às vezes financeira – costuma ser cara, por isso a antecipação do processo eleitoral não é tarefa para quem administra. Intendente que se propõe a discutir eleição cedo demais, sobretudo se ele já foi reeleito, pode estar procurando problema e esquecimento.

É difícil crer que Victor Coelho, que por acaso já foi reeleito e portanto se encaixa neste exemplo, esteja tratando de sucessão a quase dois anos de findar seu mandato e com a cidade fervilhando em obras. Gostaria ele de ser esquecido tão cedo assim e dar o centro das atenções à prefeitáveis de véspera?

Com a tarefa de entregar as muitas intervenções que acontecem em Cachoeiro, principalmente a de macrodrenagem orçada em R$ 55 milhões, me surpreenderia muito se Victor Coelho estivesse articulando nome para sucedê-lo tão cedo. E não está. Digo isso tão seguro quanto a zaga do Flamengo em dia de clássico… quero dizer, digo sem segurança, mas digo.

Victor lidera uma gestão que tinha tudo para estar no ostracismo. Não vou aqui relembrar os grandes desafios dela para não ocupar linhas, mas é quase um milagre que esteja muito vivo politicamente e, ouso dizer, voando e olhando de cima o cenário futuro que se desenha.

A cara de garotão e o jeito simples fazem do prefeito um desenho da figura que definitivamente ele não é: um neófito político guiado por terceiros. Victor é sabido, e para comprovar isso basta dizer que ninguém é prefeito duas vezes de uma cidade tão importante quanto Cachoeiro ingenuamente.

O prefeito sabe o tamanho que tem e que terá quando chegar lá em meados do ano que vem e tiver – ou não – que apoiar um nome para sucedê-lo. Sabe que se entregar as obras que estão em andamento na cidade entrará no debate político em condições de influenciar amplamente os caminhos sucessórios. Por isso, me estranharia muito que estivesse, já agora, nesse debate eleitoral. Não está.

Ao governante, antes de tudo, a governança.

*****************************************************

Contudo, o fato de o prefeito de Cachoeiro não participar do debate pré-eleitoral, não significa que ele não esteja acontecendo. As peças se movimentam buscando arrastar Victor para o vulcão, que foge dele.  Vacinado contra o debate eleitoral precoce, deixa para os que desejam seu lugar a ocupação de fazê-lo.

E nesta erupção pré-eleitoral, reparo com reticências o convite feito pelo Podemos para levar para a sigla o jovem Diego Libardi (Republicanos), noiva cobiçada nessa tentativa de casamento com o Palácio Bernardino Monteiro.

O mundo político fervilha com a possibilidade de formação de federações partidárias, que fará a junção de diversas siglas. Posto isso, uma mudança de ninho neste momento pode ser precipitado ante a uma consolidação de forças que ainda se adéquam. Melhor seria esperar. Até porque o prazo eleitoral existe e o amanhã ainda é distante.

*****************************************************

 “E se hoje não fosse essa estrada / Se a noite não tivesse tanto atalho” – O Amanhã é Distante (Geraldo Azevedo)