Blog do Ilauro

Por Ilauro de Oliveira

A folia eleitoral de Geninho em Itapemirim

16 de fevereiro de 2024

Quem disse que o ano no Brasil só começa depois do carnaval, não considerou que a política tem seu próprio mundo, e não para, nem mesmo na festa momesca.  

Tem gente, como o vereador de Cachoeiro Juninho Corrêa (PL) que usa esses dias para decidir sua vida e, surpreendentemente, abandonar seu projeto maior que é ser prefeito.

Outro, com muita pressa, tipo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nem esperou acabar o carnaval e tratou de fazer um vídeo convocando seu público para uma manifestação política em São Paulo. Entende-se a urgência dele, já que o seu futuro é duvidoso.

Mas quem surpreendeu também foi o pré-candidato a prefeito de Itapemirim Geninho (PDT). Enquanto outros pulavam carnaval na praia, ele larga a praia rumo ao interior e realiza uma serie de agendas políticas. Garrafão, Coahb, Brejo Grande… e por aí foi.

O rapaz não tá de brincadeira. Suas agendas sinalizaram aos adversários que está no páreo pra valer. Embora há quem diga que sua pré-candidatura é inviável, já que na família tem um outro pré-candidato, ele não está levando o assunto a sério e trabalha como se não houvesse amanhã.

Se equacionar esse problema familiar, que não chega a ser um impedimento para a disputa, mas atrapalha muito, Geninho pode ir mais longe do que se pensa. João Bechara (PSB), primo do pedetista em primeiro grau, também padece do mesmo mal. Perde votos com o parente no páreo.

Dizem que eles não se falam, logo é caso sem solução. Lá em Itapemirim sempre existiu bons conselheiros político. Vai que alguém mais experiente junte-os. Mas nesse caso talvez fosse necessário um padre, já que seria um milagre. A conferir. Mas política ainda é a arte de homem namorar homem.

**************************************************************************************************

“Carnaval desengano / Deixei a dor em casa me esperando / E brinquei, desfilei, fui vestido de rei / Quarta-feira sempre desce o pano” – Sonho de um carnaval (Chico Buarque)