Tecnologia

Apple contrata ex-executivo da Lamborghini para criar carro elétrico

Publicado em

Renderização do possível Apple Car baseada em patentes
Reprodução/Vanarama

Renderização do possível Apple Car baseada em patentes

A Apple quer acelerar o desenvolvimento do seu carro elétrico autônomo. Para ajudar no processo de construção do modelo, a gigante de Cupertino contratou um ex-executivo da Lamborghini especialista em chassi e design. O veículo, conhecido popularmente como Apple Car, pode ter a produção em massa iniciada até 2025.

Segundo a Bloomberg, o contratado da vez foi Luigi Taraborrelli, executivo que trabalhou na Lamborghini por 20 anos e deixou a empresa em maio de 2022.

Enquanto estava na montadora italiana, Taraborrelli ajudou a liderar projetos de componentes de suspensão, sistemas de direção e tecnologias de assistência ao motorista, por exemplo. Alguns modelos que trazem seus esforços incluem: o SUV Urus, Huracán Coupé, Performante e Aventador Coupé, além de projetos de séries limitadas, como o Huracán Sterrato.

A chegada de um executivo com anos de carreira sugere que a Apple está comprometida em produzir seu próprio carro elétrico autônomo. No entanto, esse projeto, chamado até então de Titan, vem apresentando altos e baixos desde o lançamento em 2014, com a empresa adiando a chegada ao mercado devido a problemas e perda de funcionários importantes para o desenvolvimento do carro.

Leia Também:  Robô da Meta diz que Zuckerberg 'explora as pessoas por dinheiro'

Um deles foi Doug Field, executivo de engenharia que liderava os Projetos Especiais da Apple, uma equipe que também estava trabalhando no Apple Car. Ele foi contratado pela Ford em setembro de 2021 e sua saída, aparentemente, impactou o andamento do projeto.

De qualquer forma, a empresa da maçã fez algumas contratações e nomeações importantes no ano passado, deixando Kevin Lynch, um dos seus principais executivos de software, como supervisor do projeto. Em maio, a Apple também contratou Desi Ujkashevic, ex-diretora global de engenharia de segurança da Ford.

O que esperar do Apple Car

Ainda não há muitas informações sobre o suposto Apple Car, mas segundo um relatório publicado pelo The Information, ele deve trazer quatro assentos, teto curvo e porta-malas com detecção de movimento para facilitar a abertura.

Leia Também:  Intel anuncia acordo para fabricar chips para a MediaTek

O documento também afirma que a gigante de Cupertino vem pressionando a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias dos Estados Unidos para liberar um veículo sem volante e pedal de freio.

O analista Ming-Chi Kuo revelou que a empresa pretende iniciar a produção em massa até 2025, mas considerando que o projeto já enfrentou diversas mudanças de liderança e outros problemas técnicos, é possível que o prazo de lançamento continue sendo adiado.


Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia

Android 13 é lançado com novidades em personalização e conectividade

Published

on

Android 13 foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (15)
Giovanni Santa Rosa

Android 13 foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (15)

O Google lançou oficialmente o Android 13 nesta segunda-feira (15). O sistema foi liberado para os Pixels primeiro. Outras marcas devem liberar atualizações ainda este ano. A gigante das buscas diz que Samsung, ASUS, Nokia, Motorola, OnePlus, Oppo, Sony e Xiaomi estão nessa lista. A décima-terceira versão do sistema do robozinho verde traz novidades visuais, de privacidade e de conectividade entre aparelhos.

Grande parte das características do Android 13 já era conhecida das versões de testes. O sistema estava liberado para testes de desenvolvedores desde fevereiro de 2022, e o último beta apareceu na metade de julho.

Ao longo destes meses, vimos muitos recursos que agora foram oficializados, como ícones que se adaptam ao tema da interface, um seletor de fotos para apps que não dá acesso a todos as imagens da sua galeria e um novo controle de música.

O que tem de novo no Android 13?

O Google destacou 13 recursos novos do Android 13:

  • Ícones personalizáveis para aplicativos que não são do Google, como parte do Material You;
  • Escolhas de idioma independentes para cada app;
  • Tocador de música atualizado, que destaca a arte do disco e tem uma barra de progresso;
  • Papel de parede com menor luminosidade e tema escuro na Hora de Dormir;
  • Seletor de fotos para apps que não libera o acesso a todos os arquivos da galeria;
  • Limpeza automática da área de transferência após um tempo, caso o usuário copie informações sensíveis como e-mail, endereço, celular ou login;
  • Apps terão que pedir permissão para enviar notificações;
  • Spatial Audio com rastreamento de cabeça: os fones se adaptam para dar a sensação de que o som vem de uma fonte fixa no espaço;
  • Transmitir mensagens do Android para um Chromebook. Funciona com o Google Mensagens e também com Signal e WhatsApp, entre outros;
  • Suporte a áudio Bluetooth Low Energy (LE);
  • Barra de tarefas para tablets atualizada, que permite arrastar e soltar qualquer app usando o modo tela dividida;
  • Tablets Android reconhecem diferenças nos toques de uma caneta stylus e de cada dedo da mão, ajudando quem desenha;
  • Copiar conteúdo no celular e colar no tablet. Este recurso estará disponível até o fim do ano.
Leia Também:  Musk vai direcionar satélite para Ucrânia para garantir internet


Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA