Saúde

AM: restrição na circulação de pessoas será de 24h a partir de amanhã

Publicados

em


O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a ampliação de medidas restritivas para reduzir a taxa de infecção pelo novo coronavírus no estado. As novas restrições devem entrar em vigor a partir de amanhã (25) e vão até o dia 31 de janeiro. O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 e representantes do comércio e de órgãos de controle. Entre as mudanças está a ampliação para 24 horas do período de restrição de circulação de pessoas no estado por sete dias.

De acordo com decreto publicado pelo governo do estado, poderão funcionar, durante o período de restrição de circulação, apenas supermercados varejistas e atacadistas de pequeno, médio e grande porte e padarias, no período das 6h às 19h. Já os mercados e feiras deverão funcionar das 4h às 8h. As drogarias e farmácias poderão funcionar 24 horas, assim como os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança.

O decreto estabelece que será permitida a circulação para aquisição de produtos essenciais à vida limitada a uma pessoa por núcleo familiar. Os serviços delivery só serão permitidos das 6h às 22h para serviços essenciais, como os de venda de alimentação (restaurantes e lanchonetes). Não serão permitidos serviços delivery ou drive-thru de comércio e serviços considerados não essenciais. Já os postos de combustíveis poderão funcionar sem a abertura das lojas de conveniência.

Leia Também:  Covid-19: Piauí e Pernambuco anunciam toque de recolher

Contaminação

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o índice de contaminação pelo coronavírus no estado tem taxa de transmissão de 1,3, a mais alta do país. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite o vírus para outras 130.

O governador disse que a restrição é necessária devido à mutação do vírus identificada no estado e que possui maior capacidade de transmissão. Ele disse ainda que, apesar das medidas restringirem bastante a circulação de pessoas, não se trata de um fechamento total, o chamado lockdown.

“Não há lockdown no estado do Amazonas. Há muita gente disseminando informações que não são verdadeiras, estão propagando fake news. Essa é uma medida para que a gente possa diminuir aglomerações e, consequentemente, quebrar essa cadeia de transmissão do vírus. Dessa vez, de acordo com especialistas, essa mutação nova tem uma capacidade muito grande de transmissão”, afirmou.

A FVS informou que foi constatado um aumento de 135% no número de casos de covid-19 detectados nos últimos 14 dias, saindo da média móvel diária abaixo de 500 casos detectados por dia, registrada na primeira quinzena de dezembro, para mais de 2 mil por dia em janeiro, batendo recorde este ano de mais de 5 mil casos registrados em um único dia.

Confira as medidas de restrição, válidas de 25 a 31 de janeiro:

Leia Também:  DF amplia vacinação contra covid-19 a idosos de 76, 77 e 78 anos

O que pode funcionar

– supermercados varejistas e atacadistas de pequeno, médio e grande porte e padarias – das 6h às 19h, com venda restrita a produtos de higiene, limpeza e alimentação

– drogarias e farmácias – 24 horas, com venda restrita a produtos de higiene, medicamentos e outros produtos farmacêuticos

– mercados e feiras – das 4h às 8h

delivery de serviços de alimentação – das 6h às 22h

– indústria – em turno de 12 horas (exceção para alimentos e produtos farmacêuticos e hospitalares)

– transporte de cargas – apenas de produtos essenciais, como alimentação, combustíveis e produtos da área da saúde e segurança

– postos de combustíveis

O que fica suspenso

– atividades não essenciais, incluindo lojas de conveniência de postos de combustíveis

– delivery e drive-thru de comércio e serviços não essenciais

Circulação de pessoas

– permitido deslocamento de uma pessoa do núcleo familiar para estabelecimentos do grupo de serviços essenciais

– permitida a circulação de trabalhadores de estabelecimentos considerados essenciais

– permitida circulação de pessoas para acesso a serviços de saúde de clínicas e laboratórios

– permitido o deslocamento de agentes públicos que trabalham na área de saúde ou em ações de enfrentamento, e de profissionais de imprensa

Edição: Paula Laboissière

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Rio espera novas doses para anunciar calendário de vacinação de março

Publicados

em


O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse hoje (25) que a prefeitura espera a chegada de nova remessa de vacinas contra a covid-19 para apresentar o calendário de vacinação de março.

“O objetivo da prefeitura do Rio é acelerar a vacinação. Enquanto a gente tiver vacina, a gente vacina os grupos prioritários. Se for necessário, se a gente não tiver dose, a gente interrompe e volta novamente conforme as doses forem chegando”, afirmou Soranz, que acompanhou nesta manhã a campanha de vacinação no Museu da República, no Catete, na zona sul da cidade, um dos novos pontos de imunização.

Segundo o secretário, a cidade do Rio já vacinou 270 mil pessoas contra a covid-19.

A capital fluminense retomou hoje a vacinação de idosos após a confirmação do repasse de 105 mil doses dos imunizantes (84 mil da Oxford/AztraZeneca e 21 mil da CoronaVac), quantidade suficiente para atender o público entre 82 e 80 anos.

Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos. Amanhã (26) será a vez daqueles com 81 anos. Já no sábado (27) serão pessoas com 80 anos, além da repescagem para aqueles que têm mais de 80 anos e perderam seu dia de vacinação previsto no calendário.

Leia Também:  Covid-19: Piauí e Pernambuco anunciam toque de recolher

A prefeitura do Rio teve que cancelar, no dia 17 deste mês, a aplicação de primeira dose em idosos, devido à falta de vacina no município. Por isso, o calendário que previa a imunização de todas as pessoas com 75 anos ou mais até o próximo sábado acabou sendo adiado.

A Secretaria Municipal de Saúde estima vacinar 152 mil pessoas com idade entre 75 e 79 anos.

Locais de vacinação

Com o aumento da população a ser vacinada à medida que a idade diminui, a prefeitura está disponibilizando novos pontos de vacinação que comportem um público maior. O Museu da República, o Planetário da Gávea e o Tijuca Tênis Clube se somam às clínicas da família, centros municipais de saúde e aos drive thru’s para a imunização.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, que também acompanhou a campanha de vacinação no Museu da República, disse que a ideia é que a cada nova fase deva ser ampliada a estratégia de ter pontos maiores para a aplicação das doses.

“Se necessário, vamos seguir nessa estratégia de ter locais maiores para montar pontos de vacinação e a possibilidade de ampliar o número de drive thru’s se a gente tiver o indicativo de necessidade”, afirmou.

Horários

Quinta e sexta-feira, dias 25 e 26:

Leia Também:  Estudo detecta variante inglesa do coronavírus em 8 estados do Brasil

Funcionamento das 8h às 17h
– Clínicas da família e centros municipais de saúde
– Planetário da Gávea
– Tijuca Tênis Clube
– Museu da República, no Catete

Funcionamento das 9h às 15h
Drive thru da UERJ, no Maracanã
Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

Sábado, dia 27:

Funcionamento das 8h às 17h
– Clínicas da família e centros municipais de saúde
– Planetário da Gávea
– Museu da República, no Catete

Funcionamento das 8h às 14h
Drive thru do Engenhão, no Engenho de Dentro

Funcionamento das 9h às 15h
Drive thru da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão
Drive thru do CMS Belizário Penna, em Campo Grande
Drive thru do CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu
– Drive thru do Parque Madureira
Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca
Drive thru da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz
Drive thru do Sambódromo, em Santo Cristo
Drive thru do Campus da UFRJ na Praia Vermelha
 

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA