Agronegócio
Alunos da Aprendizagem Rural participam de aula prática sobre a cana-de-açúcar

Identificar as estruturas morfológicas da cana de açúcar foi o objetivo da aula prática na sexta-feira, 19, no município de Laranjeiras. Os alunos da Aprendizagem Rural acompanharam na prática o conteúdo visto em sala de aula sobre a cana-de-açúcar, principal atividade econômica da região.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE, Nair Regina, explica que os principais assuntos discutidos durante a aula foram: estruturas morfológicas e partes da cana de açúcar, fases de desenvolvimento, identificação do tipo de solo e os principais fatores que interferem no desenvolvimento da cana-de-açúcar da brotação à colheita.
“Os assuntos discutidos durante a aula são importantes para os alunos compreenderem como intervir em práticas necessárias para o desenvolvimento esperado da cultura. Por exemplo, um aluno que irá adubar a cana precisa compreender o tipo de raiz que a planta possui, sua profundidade esperada e o manejo adequado para irrigação”, explica Nair.
O aluno Inácio Domingos Nascimento conta que a aula foi muito produtiva e ele conseguiu acompanhar na prática o conteúdo visto em sala de aula. “Colocamos em prática todo o conhecimento passado pela professora na sala de aula. A fisiologia e morfologia da cana-de-açúcar e outros temas. Uma coisa é ficar na sala de aula e ouvir a professora falar e outra coisa é entrar em contato e poder ouvir e ver com os próprios olhos. Também vimos a importância da análise do solo antes de iniciar a plantação”, afirma.


Agronegócio
CNA e Receita Federal discutem Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Brasília (26/02/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu com a Receita Federal do Brasil (RFB) e com diversos contadores de todo o Brasil, na sexta (26), para discutir e analisar as principais dificuldades enfrentadas no preenchimento do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), no qual é feita uma prestação de contas das principais informações tributárias e financeiras referentes às atividades agropecuárias.
“O objetivo foi discutir problemas técnicos e dúvidas dos produtores, principalmente no momento de fazer a declaração. A partir disso, vamos reunir sugestões de melhorias por meio das Federações de Agricultura estaduais, sindicatos rurais e contadores para encaminhar à Receita Federal. Queremos sensibilizar os contribuintes sobre a importância da autorregularização, a fim de evitar multas e fiscalizações”, afirmou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.
O auditor-fiscal da RFB, Pablo Graziano Alvim Moreira, apresentou um levantamento realizado pela entidade sobre as inconsistências identificadas com maior frequência e respectivas orientações. Segundo ele, das 5.453 declarações ativas, em 2019, 2.586 tiveram algum tipo de imprecisão de dados.
“São pontos simples, mas que exigem correção porque o LCDPR é uma declaração que traz muitas informações sobre a produção e todas são importantes para a Receita Federal. A intenção é orientar os contribuintes para o preenchimento espontâneo, melhorar a confiança mútua e gerar menos conflitos”, disse Pablo Graziano Alvim Moreira.
Na opinião do coordenador-geral de Programação e Estudos da RFB, Paulo Cirilo Santos Mendes, a participação da CNA no recebimento e na consolidação de dúvidas é fundamental para que essas questões cheguem até a Receita e possam ser corrigidas visando uma gestão adequada da parte tributária.
“Diante dos equívocos apresentados pelos representantes da RFB, contadores e produtores rurais que apresentaram o LCDPR em 2020, terão a oportunidade de se regularizarem antes do início do procedimento de fiscalização, evitando assim maiores complicações e custos, visto que são procedimentos simples de serem corrigidos”, declarou a advogada da CNA, Viviane Faulhaber Dutra de Magalhães.
Conchon lembrou, ainda, que o acompanhamento e a correção dos erros nas declarações do ano passado são imprescindíveis. “Tanto para evitar multas e fiscalização relativos à 2020, como para não cometer o mesmo erro na declaração de 2021, que iniciará o prazo de entrega em 1º de março”.
A reunião também contou com a presença do auditor-fiscal da RFB, Afrânio Rodrigues Bezerra Filho, além de produtores rurais.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
-
Mulher13 minutos atrás
Horóscopo do dia: previsões para 28 de fevereiro de 2021
-
Entretenimento13 minutos atrás
Boninho declara torcida para brasileira no Big Brother Italiano
-
Mulher45 minutos atrás
Quatro motivos para começar a usar coletor menstrual
-
Mulher45 minutos atrás
5 dicas para reformar seu apartamento sem dor de cabeça
-
Economia45 minutos atrás
Não perca para a inflação: veja investimentos seguros e melhores que a poupança
-
Esporte45 minutos atrás
Alonso e Arana são premiados na Bola de Prata 2020
-
Entretenimento1 hora atrás
Carlinhos Maia: ‘Ganho muito mais que eu mereço’
-
Tecnologia2 horas atrás
Disney+: veja os lançamentos da semana para assistir no domingo