Carros e Motos
Alpine celebra os 60 anos do A110 com conceito elétrico


A Alpine será mais uma fabricante a se tornar elétrica nos próximos anos. E para demonstrar o que esperar o futuro, apresentou o protótipo A110 E-ternité.
Batizado de Eternidade em Francês, a versão do A110 foi apresentada no Grande Prêmio da França de Fórmula 1, que aconteceu neste último fim de semana, no circuito de Paul Ricard.
A Alpine divulga que o modelo é equipado com bateria de 60 kWh, vindas do Megane E-Tech, mas passou por um trabalho de engenharia para ser adaptada ao A110 e otimizar a distribuição de peso do carro esportivo .
As baterias foram separadas em quatro módulos na dianteira do veículo e oito na traseira, visando uma distribuição de peso de 42/58, muito próxima a de 43/57 do modelo original.
Essas baterias fornecem energia para um motor montado sobre o eixo traseiro, que entrega 242 cv e 30 kgfm de torque. A autonomia é de 420 km.
A Alpine informa que desempenho, balanço e agilidade foram equiparados com a do modelo a combustão. As baterias pesam 392 kg e significaram um acréscimo de 258kg no A110.
Apesar de mais pesado e de ser 10 cv mais lento que o A110 de entrada, o tempo de 0-100 km/h é de, apenas, 0,3 segundos mais lento, e a velocidade máxima é de 250 km/h, maior do que do A110 de entrada, que é limitada em 150 km/h.
As modificações para o carro elétrico ainda chegam ao câmbio e suspensão, que foram feitas sob-medida. Além disso, o E-ternié recebeu novas barras estabilizadoras, reforços estruturais na traseira (para suportar o torque instantâneo) e amortecedores da Ohlins.
O conceito ainda conta com um teto removível, que segundo a fabricante, é algo que os clientes pediam, e afirma que não gera impacto negativo na rigidez da carroceria.
Além de não emitir poluentes, o A110 E-ternité utiliza materiais ecológicos. A Alpine diz utilizar componentes de linho, que são tão resistentes quanto a Fibra de carbono, e está presente no teto, capô, vidro traseiro, grade, e estrutura dos bancos.
Apesar de ser um protório, o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, descreve o carro como um “laboratório sobre rodas” e já havia revelado o desejo de “eletrificar a Alpine e preservar seu nome por toda a eternidade”.
No futuro, a Alpine irá lançar três novos modelos 100% elétricos e voltados para a esportividade, já que a marca passou a ser o braço de alto desempenho do Grupo Renault desde 2017, e representa o conglomerado na Fórmula 1 e no Mundial de Endurance da FIA.
O sucessor do A110 está sendo desenvolvido com a Lotus, e será acompanhado por um veículo compacto e um GT de alto luxo, provavelmente tendo em vista o Porsche Taycan, que se tornou referência no segmento.
Fonte: IG CARROS


Carros e Motos
Kawasaki Ninja ZX-10R recebe novos gráficos para linha 2023


Com grande sucesso no cenário global de corridas, a Kawasaki ZX-10R é uma das motos de maior sucesso no WSBK – considerado o principal campeonato ao nível mundial de corrida de superbike – tendo vencido o campeonato por seis anos consecutivos.
Com tantas qualidades em seu currículo, a ZX-10 R 2023, a Kawasaki atualizou a Ninja ZX-10R no mercado indonésio, com lançamento no mercado global praticamente certo. Quanto às mudanças, elas foram concentradas na parte visual, principalmente nos gráficos.
A moto continua continua com a pintura da Kawasaki Racing Team (KRT) , embora ligeiramente ajustada para corresponder mais às motos de corrida do WSBK com mais elementos verde-limão e menos seções brancas, e detalhes vermelho no painel e na carenagem inferior.
Fora os gráficos, a Ninja ZX-10R permanece a mesma, lembrando que a moto passou em 2021 por uma atualização na parte estética e motorização atendendo às exigências do Euro 5, além de novo radiador de óleo, e relação secundária ligeiramente mais curta, para retomada de velocidade mais rápida em saída de curvas.
A versão de produção da Kawasaki Ninja ZX-10R é uma das superesportivas mais potentes atualmente disponíveis. Ele possui um motor de quatro cilindros em linha de 998 cc, refrigerado a líquido, com injeção de combustível e que produz 203 cv de potência e 11,40 kgfm de torque.
No mercado indonésio, o modelo está previsto para ser lançado em março de 2023.
Fonte: IG CARROS
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos1 ano atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Política4 meses atrás
Ampliação de informações para motorista de aplicativo em urgência
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Agronegócio7 meses atrás
Sustentabilidade em discussão
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba