Cidades

Alerta: casos de Covid em janeiro já superam os de dezembro em Cachoeiro

Publicados

em

O número de casos confirmados de Covid-19 em janeiro, em Cachoeiro, chegou a 212*, nesta quinta-feira (13), 52% a mais do que o registrado em todo o mês de dezembro (139). Os dados são do painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Nenhuma morte pela doença* foi registrada em 2022, no município, até o momento, um sinal dos efeitos positivos da campanha de vacinação. Ainda assim, a disparada no número – que acompanha tendência verificada em todo o Brasil, principalmente, por causa da disseminação da variante Ômicron – pode sobrecarregar o sistema de saúde, que também está tendo de lidar com uma epidemia de gripe no país.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à pandemia no município alertam a população para que os protocolos sanitários sejam mantidos: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Também é fundamental completar o esquema vacinal contra a Covid-19, tomar a dose de reforço, quando for o momento, e se vacinar contra a Influenza. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, bem como em pontos itinerantes colocados pela Semus.

Leia Também:  Venda Nova do Imigrante é destaque em projeto de qualificação do turismo rural

Outra ação importante é a ampliação dos locais para teste, que pode ser feito nas UBS, nos prontos atendimentos, na praça Jerônimo Monteiro e, a partir de segunda-feira (17), no Shopping Cachoeiro. A testagem é fundamental para o controle epidemiológico. Quem testar positivo deverá fazer isolamento.

“Mesmo que a vacinação seja essencial para evitar casos graves e óbitos, estar vacinado não é garantia de não contaminação. Os sintomas da Covid-19 são debilitantes, mesmo em casos leves, e a grande procura por atendimento congestiona o sistema de saúde, incluindo a rede privada”, alerta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“O avanço na vacinação e o período de férias e festas, possivelmente, contribuíram para um maior relaxamento da população, mas ainda temos uma desafiadora batalha contra a pandemia, não podemos abandonar as medidas preventivas”, destaca o vice-prefeito de Cachoeiro e secretário Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Ruy Guedes, que também coordena o SCO.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dez novas ambulâncias para a rede municipal de saúde de Cachoeiro

Publicados

em

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou, na manhã desta terça-feira (18), a entrega de três novas ambulâncias, que darão suporte aos atendimentos do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Marbrasa e, também, do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

A entrega abrange, também, outras sete ambulâncias, que irão chegar nas próximas semanas, totalizando 10 veículos. Seis delas serão utilizadas para dar apoio aos distritos de Soturno, Conduru, Pacotuba, Burarama, São Vicente e Córrego dos Monos e uma ficará à disposição da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para atender acamados, realizar alta de pacientes e cobrir eventuais problemas de manutenção de outros veículos.

As ambulâncias são equipadas com maca; sinalizador acústico e óptico; suporte para soro; maleta de medicações e cilindro de oxigênio. O investimento foi de R$ 1.751.500,00, oriundos de recuperação de recursos de emendas parlamentares por meio da reprogramação dos saldos remanescentes entre os anos de 2009 e 2020.

Leia Também:  Uso de cheques no país cai 23% em 2021

Durante a solenidade de entrega, realizada no PPG, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, comentou a importância desse investimento para o suporte à rede municipal de saúde.

“É uma grande conquista. Trata-se da maior entrega de ambulâncias já realizada no nosso município. Esses veículos auxiliarão diversos serviços prestados, melhorando o atendimento de saúde em Cachoeiro”, destacou.

“Essas ambulâncias chegaram em boa hora, para dar suporte às demandas das nossas unidades de saúde. Com a aquisição de dez veículos, Cachoeiro poderá atender, de forma autônoma, a todos os prontos atendimentos da sede e distritos”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, que explicou, também, que essas ambulâncias serão utilizadas, principalmente, para realizar transferências de pacientes entre as unidades que compõem a rede de saúde do município.

“É uma importante e necessária renovação da frota de ambulâncias do município que, em 2021, ganhou o reforço do Samu, serviço que já realizou mais de 4 mil atendimentos. São investimentos que estamos fazendo para cuidar bem da saúde do cachoeirense”, conclui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA