Cidades

Água potável deve chegar às casas de Marataízes e Itapemirim nesta sexta-feira

Publicado em

As tubulações do ponto provisório de captação de água foram instaladas nesta quinta-feira (22), mas ainda passará por reparos antes de começar a funcionar.

Por | 00.00.

Os moradores de Marataízes e Itapemirim devem receber água potável em suas casas a partir desta sexta-feira (23). O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) instalou a tubulação e o motor bomba, emprestados pela Usina Paineiras, que vai auxiliar na captação de água. 

 

O processo de instalação dos equipamentos já foi concluído nesta quinta-feira (22). No entanto, ainda será preciso passar por alguns reparos para que efetivamente comece a funcionar ainda nesta sexta-feira.

 

De acordo com o diretor do SAAE, Clodoaldo Leal Ferreira, esse será um ponto provisório de captação. “Como ele fica a dois quilômetros e meio acima de onde é retirada a água que abastece a sede de Itapemirim, Barra do Itapemirim e Marataízes, quando a estação principal atingir o limite máximo permitido de cloreto de sódio (sal), a água passará a ser retirada da estação provisória que ainda terá a capacidade de bombear por cerca de duas horas”, explica. 

Leia Também:  "Vamos nos instalar em Itapemirim, não tenham dúvida disso'', diz diretor de Operações do terminal portuário Itaoca Offshore

 

No último domingo (18), a Justiça do município determinou, após uma ação ajuizada pela Prefeitura de Itapemirim, que SAAE normalizasse o abastecimento de água no município, até que se normalize o nível de salinização permitido pela legislação vigente. 

 

O abastecimento de água está sendo realizado desde a última segunda-feira (19), com o teor de cloreto (sal) acima do recomendado, e a água não serve para o consumo humano, porém pode ser usada para serviços de limpeza doméstica. A população não deve ingerir a água nestas condições e precisa ter cuidado com o uso de chuveiros elétricos, pois poderá causar choques e até queimá-lo.

 

“Mesmo com a liminar permitindo bombear água com cloreto de sódio (sal), chega um certo ponto em que extrapola o limite permitido e não existe mais condição de bombear, por isso a estação provisória vai ajudar enquanto não tenhamos uma medida definitiva”, completa Clodoaldo.

 

Existe um projeto em andamento para que seja construída uma nova estação captação, onde a água será retirada cinco quilômetros acima do que é captado hoje pelo SAAE. Esse projeto prevê um investimento de R$ 6,3 milhões, que será igualmente dividido entre os municípios de Marataízes e Itapemirim. O projeto está em fase de convênio.

Leia Também:  Cachoeiro abre processo seletivo para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

 

Com Informações Folha Vitória

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Prefeito de Marataízes exonera quatro secretários municipais e mais 15 comissionados

Published

on

O prefeito em exercício de Marataízes, Jaiminho Machado, exonerou, em uma canetada só, quatro secretários municipais.

A lista foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (12).

Além deles, consta na lista João Antonio Neto, o Joãozinho, gerente de gestão, que estava lotado no gabinete e também já exerceu cargo em primeiro escalão.

Em importância menor dentro da escala administrativa, também foram exoneradas outras 15 pessoas, entre diretores e outros.

Todos os nomes exonerados foram nomeados pelo então prefeito afastado Tininho Batista e eram colaboradores desde o seu primeiro mandato como prefeito.

Um dos secretários exonerados é Robson Abreu Silva que respondia por três secretarias.

Confira os secretários exonerados:

ANDERSON GOUVEIA DE OLIVEIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E SEGURANÇA PATRIMONIAL

ROBSON SEYR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

ANTÔNIO CARLOS SADER SANT’ANNA –  SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DE INTERIOR

Leia Também:  Cachoeiro abre processo seletivo para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO

JOÃO ANTONIO NETO – GERENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA