Estado

Ações em prol do desenvolvimento do Estado são apresentadas no lançamento do Programa Mobiliza Brasil

Publicados

em


A desburocratização, o equilíbrio fiscal, a oferta de programas e projetos de incentivo às micro e pequenas empresas trazem segurança e confiança no ambiente de negócios capixaba reafirmando o compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento regional. Este é o retrato da economia do Espírito Santo que foi apresentado, nesta sexta-feira (16), pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) durante o lançamento do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, evento on-line organizado pelo Ministério da Economia e Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, esteve presente no evento e durante sua fala afirmou que o Espírito Santo tem alcançado números sensíveis ao conquistar o título de estado com menor tempo de espera para abertura de novas empresas do Sudeste, de acordo com os dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). A diminuição do tempo médio para a abertura de novas empresas no Estado reflete as iniciativas do Governo do Estado para a desburocratização de processos e melhoria do ambiente de negócios capixaba.

Leia Também:  Sedu abre vagas para o curso ‘Ensino Híbrido e Metodologias Ativas’

Kneip citou ainda que o Espírito Santo foi classificado como o 5° estado mais competitivo do País, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Espírito Santo está na frente de estados como Minas Gerais (7°), Mato Grosso do Sul (6°) e atrás apenas do Paraná (4°), Distrito Federal (3°), Santa Catarina (2°) e São Paulo (1°). Outro dado mencionado pelo secretário Marcos Kneip foi a adesão dos 78 municípios ao Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios (Simplifica-ES) que otimiza o atendimento aos empreendedores e reduz o tempo de abertura de novos negócios em território capixaba.

“A Findes e o Sebrae têm sido ótimos parceiros em projetos importantes do Estado como o Simplifica-ES e a Sala do Empreendedor. Sabemos que ambos desempenham um trabalho fantástico em seus segmentos. Unindo forças e mantendo diálogo franco e republicano constante com o setor produtivo, o Estado vem avançando em vários quesitos e isso é importante para quem deseja empreender porque sente que existe segurança e planejamento. Vamos manter o Estado neste rumo, pois somente conversando podemos fazer com que as empresas possam expandir em suas atividades, destravamos investimentos e conseguimos trazer mais investimentos”, pontuou.

Leia Também:  Detran|ES alerta para site falso de leilão em nome do órgão

O secretário de Estado de Desenvolvimento frisou ainda que o Espírito Santo está em 2° lugar no Índice de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) do Brasil, estudo elaborado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), em São Paulo. Para alcançar essa classificação são analisados três pilares: os gastos do governo, as características de sua tributação e a liberdade do mercado de trabalho.

O lançamento do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos Da Costa; e da presidente da Findes, Cris Samorini, além de gestores públicos estaduais e municipais, parlamentares, representantes de entidades do setor produtivo e empreendedores.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Gabriela Galvão
(27) 3636-9707 / 99942-9537 / 3636-9708
[email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Estado será o primeiro no país a ter contrato de descomissionamento de plataformas de petróleo com a Petrobras

Publicados

em


O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, abordou o tema “Descomissionamento de Plataformas”, nesta terça-feira (27), durante sua participação no “Fórum “Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo”. Na ocasião, as potencialidades do Estado foram destaque. O evento está sendo realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais de 200 participantes acompanharam a apresentação conduzida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, que durante sua fala afirmou que o Espírito Santo é pequeno em extensão territorial, mas imenso em oportunidades.

“O Estado vem enfileirando rankings que transmitem segurança para quem quer empreender. Aqui mantemos o diálogo constante, republicano e transparente com os empresários. Somos nota A, de acordo com o Tesouro Nacional; 64% do PIB brasileiro está dentro de um raio de 1000 quilômetros da capital; somos o oitavo estado que mais exporta no Brasil, de acordo com o Ministério da Economia; temos a melhor nota no Ensino Médio no País, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estamos em quarto lugar em eficiência dos estados e ocupamos a quinta colocação em competitividade. E queremos ir mais longe”, afirmou.

Leia Também:  Rap solidário abre o Mês da Consciência Negra com cultura e solidariedade

O Estado será o primeiro do País a ter contrato de descomissionamento marítimo com a Petrobras e o início dos trabalhos está previsto para o mês de novembro. “A estimativa é que nos próximos cinco anos sejam contratados R$ 26 bilhões em serviços de descomissionamento somente pela Petrobras. Neste contexto, podemos oferecer: apoio marítimo, matéria-prima, manutenção preventiva e corretiva e estaleiro, comercialização de sucata, serviços submarinos, mão de obra qualificada e incentivos fiscais”, concluiu Kneip.

A especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Fernanda Orletti, apresentou um panorama técnico sobre o descomissionamento de plataformas.

Participaram do evento o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Henrique Toniato; a diretora geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Karine Fragoso; e o gerente geral de descomissionamento da Petrobras, Eduardo Zacaron.

Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo

O evento visa a criar e conectar negócios entre empresas, aproximar players e possíveis parceiros, divulgar as competências do Estado do Espírito Santo, atrair investidores e promover conhecimentos e oportunidades no setor. Empresas, fornecedores, entidades e associações de P&G, profissionais e estudantes do setor, startups e empresas de base tecnológica, farão parte do público participante dos Seminários e Rodadas de Negócios promovidas na ocasião.

Leia Também:  Indígenas recebem sementes crioulas do Incaper em Aracruz

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Gabriela Galvão
(27) 3636-9707 / 99942-9537 / 3636-9708
[email protected] / gabriela[email protected]  

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA