“Peixes pro Amanhã”

Pesquisa monitora peixes recifais nas Ilhas de Guarapari

O projeto “Peixes pro Amanhã” acompanha, desde 2023, as comunidades de peixes recifais das Ilhas de Guarapari (Escalvada, Rasas e Três Ilhas), com foco especial em espécies-alvo da pesca comercial e ameaçadas de extinção. Apoiada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), como fruto da cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a pesquisa pretende fornecer informações atuais sobre a distribuição e a abundância desses peixes.

Por intermédio do Núcleo de Informação e Conservação de Biodiversidade (NUBIO), a iniciativa busca contribuir para a construção de um panorama atualizado sobre as populações de peixes na região. Na última semana, uma equipe composta pelo coordenador do projeto, Ciro Vilar; pelos estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vinícius Martins e Samuel Xavier; e pelos servidores do Iema, Marcelo  Nascimento e Rafael Boni, realizou novas atividades de monitoramento na região.

Apenas entre as últimas quarta-feira (19) e sexta-feira (21), foram captadas cerca de 27 horas de vídeos nas Ilhas Rasas e Escalvada, bem como no Arquipélago das Três Ilhas. Os dados levantados de 2023 até o momento indicam a identificação de 143 espécies de peixes, totalizando 8.267 indivíduos. Entre eles, foram registradas 15 espécies ameaçadas de extinção em níveis estadual e/ou nacional. Além disso, um dos peixes observados a cerca de 60 metros de profundidade pode representar uma nova espécie para a ciência.

O diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, destacou a importância da pesquisa para embasar ações de conservação. “O monitoramento contínuo dessas espécies nos permite entender melhor os impactos ambientais e adotar medidas eficazes para a preservação dos ecossistemas costeiros do Estado”, afirmou.

Para mais informações, o relatório do projeto pode ser acessado aqui

Confira mais Notícias

Foi nesta quarta

Ao lado de Theodorico Ferraço, Casagrande inaugura reforma de quadra em Cachoeiro de Itapemirim

Tribunal de Contas do ES faz 19 recomendações para melhorar licitações de obras e serviços de engenharia nos municípios 

Filme

Documentário sobre o Córrego Amarelo estreia nesta quarta (07), em Cachoeiro de Itapemirim

Oportunidades

Procon Cachoeiro recebe currículos para estágio até sexta-feira (09)

Beleza

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Após irregularidades, Prefeitura de Itapemirim decide não homologar processo seletivo para Agentes de Saúde e de Endemias

Trânsito

A partir de hoje (30), trecho da Linha Vermelha será interditado para obras de macrodrenagem em Cachoeiro

Fase final

Macrodrenagem Cachoeiro: Rua César Missi é liberada para o tráfego de veículos

plugins premium WordPress