Investimentos

Nova e moderna Estação da Cesan dobra a capacidade de tratamento de esgoto em Vila Velha

O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), inaugurou a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçás, em Vila Velha, transformando-a na maior e mais moderna do Estado. Com investimento de R$ 215 milhões, a ETE agora opera com capacidade de 900 litros por segundo, mais que o dobro da capacidade anterior de 400 litros por segundo. Serão beneficiados diretamente mais de 580 mil habitantes.

A solenidade de inauguração realizada na manhã desta sexta-feira (21) teve a participação do governador Renato Casagrande; do presidente da Cesan, Munir Abud; do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; entre outras autoridades.

A nova ETE de Araçás é um exemplo de inovação e sustentabilidade. Equipada com tecnologia de última geração, incluindo um processo preliminar alemão e um sistema de desinfecção ultravioleta israelense, a estação garante alta eficiência no tratamento do esgoto e o mínimo impacto ambiental. Além de contribuir para a melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente, o investimento fomenta o desenvolvimento econômico local e possibilita a extensão dos serviços de esgotamento sanitário para novos bairros.

“Estamos fazendo uma transformação em Vila Velha. Os investimentos em saneamento básico são extraordinários. Não existia a expectativa de universalização do esgoto de Vila Velha e até o ano que vem teremos mais de 90% de esgoto coletado e tratado na cidade. Investir em saneamento é cuidar da qualidade de vida, é cuidar do meio ambiente e principalmente, cuidar da saúde. Por isso, vamos seguir fazendo e mudando a vida das pessoas”, afirmou o governador Casagrande.

A estação garante que o efluente tratado seja devolvido ao Rio Jucu com qualidade superior aos padrões exigidos pela legislação ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a proteção dos recursos hídricos. Na nova ETE, o gás produzido pelo próprio esgoto será usado para secar a lama que sobra do tratamento, contribuindo para a economia de energia. E para que não haja cheiro ruim, o gás passará por um sistema de limpeza, que usa tanto processos químicos quanto naturais, garantindo que o ar fique limpo. A obra de ampliação durou 32 meses e gerou 300 empregos diretos.

“Inauguramos hoje a nossa maior estação de tratamento do Espírito Santo, um passo importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Com a nova capacidade de tratamento, Vila Velha está preparada para o crescimento populacional e o desenvolvimento imobiliário e industrial, garantindo um futuro mais limpo e saudável para todos. Vale destacar que os equipamentos da nova estação foram projetados para minimizar o consumo energético e a geração de resíduos”, comentou o presidente da Cesan, Munir Abud.

Também estiveram presentes o deputado federal Dr. Victor Linhalis; os deputados estaduais Mazinho dos Anjos e Janete de Sá; os secretários de Estado, Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo) e Marcos Aurélio Soares da Silva (Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano).

Confira mais Notícias

Foi nesta quarta

Ao lado de Theodorico Ferraço, Casagrande inaugura reforma de quadra em Cachoeiro de Itapemirim

Tribunal de Contas do ES faz 19 recomendações para melhorar licitações de obras e serviços de engenharia nos municípios 

Filme

Documentário sobre o Córrego Amarelo estreia nesta quarta (07), em Cachoeiro de Itapemirim

Oportunidades

Procon Cachoeiro recebe currículos para estágio até sexta-feira (09)

Beleza

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Após irregularidades, Prefeitura de Itapemirim decide não homologar processo seletivo para Agentes de Saúde e de Endemias

Trânsito

A partir de hoje (30), trecho da Linha Vermelha será interditado para obras de macrodrenagem em Cachoeiro

Fase final

Macrodrenagem Cachoeiro: Rua César Missi é liberada para o tráfego de veículos

plugins premium WordPress