Contas Públicas

Espírito Santo lidera ranking de equilíbrio fiscal pela terceira vez e mantém destaque nacional

O Espírito Santo é destaque mais uma vez como referência em saúde fiscal, conquistando pelo terceiro ano consecutivo o primeiro lugar em equilíbrio fiscal entre todos os estados do Brasil. O ranking, elaborado pelo portal Compara Brasil, desenvolvido pela Aequus Consultoria Econômica, tem como base os dados de 2024. O levantamento mede a sustentabilidade das contas públicas a partir da relação entre a receita corrente, a despesa corrente e a amortização da dívida, e coloca o Estado mais uma vez no topo da gestão fiscal do país.

O ranking avalia o percentual da receita corrente comprometida com despesas correntes e amortização da dívida. A receita corrente é formada por todos os recursos que o Estado arrecada regularmente, como impostos, taxas e transferências federais. Já a despesa corrente representa os gastos necessários para manter a administração e os serviços públicos funcionando, como pagamento de servidores, manutenção de hospitais e escolas. A amortização da dívida, por sua vez, é o pagamento do valor principal dos empréstimos contraídos pelo governo.

Com um índice de 78,7% em 2024, o Espírito Santo apresentou o melhor desempenho entre os estados, enquanto a média nacional foi de 92,7%. O indicador aponta que, quanto menor o percentual, maior o equilíbrio fiscal do Estado, garantindo mais segurança financeira e capacidade de investimento no futuro.

O portal Compara Brasil reúne dados sobre as finanças dos municípios, estados e da União, baseando-se em fontes oficiais, como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Receita Federal do Brasil (RFB) e as secretarias estaduais de Fazenda.

O secretário de Estado da Fazenda em exercício, o auditor fiscal Thiago Venâncio, destacou a importância desse reconhecimento. “Esse resultado reflete nosso compromisso contínuo com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos. O Espírito Santo vem construindo uma política financeira sólida, garantindo equilíbrio e capacidade de investimento no futuro”, observou.

Nota A+ no Tesouro Nacional

Além da liderança no ranking de equilíbrio fiscal, o Espírito Santo mantém, há 13 anos consecutivos, a Nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) da STN. Em 2024, o estado também recebeu a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Com essas conquistas, o Espírito Santo obteve a Nota A+, nova qualificação concedida pela STN aos entes federativos que, além de alcançarem a Nota A nos três indicadores da Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez relativa –, também receberam Nota A na avaliação da qualidade da informação contábil e fiscal.

Esses reconhecimentos reafirmam a gestão responsável e eficiente do Espírito Santo, garantindo estabilidade financeira, transparência e capacidade de investimento no desenvolvimento do Estado.

Confira mais Notícias

Pesquisa Industrial Mensal

Alta de 23,9% na produção industrial de maio faz ES ter 2º melhor resultado do país 

50%

Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos

Reação

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

50% sobre produtos

Federação das Indústrias do ES diz que tarifa dos EUA é severa e tem interesses político-partidários

6% no PIB do ES

OCB-ES destaca papel do Legislativo no apoio ao cooperativismo

Brasil

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Brasil

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Leilão internacional define parceiros privados para ampliar tratamento de esgoto em 43 cidades do Espírito Santo

plugins premium WordPress