Marmomac Brazil

Com presença da Findes e do vice-governador do ES, maior feira de mármore e granito do Brasil teve abertura hoje (18)  

O Espírito Santo é referência mundial quando o assunto é rochas ornamentais. Não é à toa que o Estado representa 80% de todas as exportações de mármore e granito do país, o que correspondeu a quase US$ 1 milhão em 2024. Para expandir ainda mais a presença dos produtos das indústrias capixabas no mundo, o Estado de São Paulo recebe a partir desta terça-feira (18) até a próxima quinta-feira (20), a Marmomac Brazil.  

Na abertura do evento, que conta com a participação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o potencial das empresas capixabas foi o destaque. Em sua fala, o presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a importância do setor de pedras naturais para o Espírito Santo e a evolução tecnológica alcançada nos últimos anos.  

“É muito representativo ver o quanto crescemos enquanto estado e país em termos de exportar produtos com cada vez mais maior valor agregado. Há pouco anos, comercializávamos apenas blocos de pedras naturais e hoje exportamos não apenas as chapas dos materiais, mas também projetos de aplicação final desses produtos. Isso mostra o quanto estamos investindo em tecnologias para agregar valor ao nosso produto”, comenta o presidente da Federação. 

Baraona também destacou a vocação natural que o Espírito Santo possui para o comércio exterior e a sua posição privilegiada em relação aos demais estados do país. “Isso permite que o Estado seja uma porta de entrada e saída para produtos vindos de todo o Brasil e dos mais diversos países.” 

Também integraram a comitiva capixaba o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Martins, e o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas (Centrorochas) e conselheiro vice-presidente da Findes, Tales Machado, além de empresários do setor. 

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, participou do evento e ressaltou a importância do setor produtivo para a geração de riqueza no Estado. “No ES consideramos que o trabalho, o emprego, é a melhor política social que podemos colocar de pé para que possamos prosperar. E o setor produtivo é quem gera esses empregos e renda”, disse.   

Quem representou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.  Já entre os participantes internacionais da cerimônia estavam Federico Bricolo, presidente do Grupo Veronafiere; Matteo Gelmeti, vice-presidente do Grupo Veronafiere e Senador da República Italiana; e Adolfo Rebughini, gerente-geral do Grupo Veronafiere; além do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. 

Confira mais Notícias

Brasil

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Leilão internacional define parceiros privados para ampliar tratamento de esgoto em 43 cidades do Espírito Santo

Balança

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

Nosso Bolso

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

Setor de Rochas Ornamentais

Conecta Indústria realiza mutirão com 150 vagas de emprego em Cachoeiro 

A partir desta terça-feira (3)

Petrobras reduz preço da gasolina A para as distribuidoras

Nosso Bolso

Conta de luz terá bandeira vermelha em junho, anuncia Aneel

Nossa Riqueza

PIB cresce 1,4% no 1º trimestre em relação ao 4º trimestre de 2024

plugins premium WordPress