Na Terra do Rei

Pesquisa Inédita Reflete a Conexão de Gerações com o Rei Roberto Carlos em Cachoeiro

Com mais de sessenta anos de sucesso e admirado em diversos países, Roberto Carlos ultrapassa fronteiras, mas também gerações com suas músicas de sucesso. A grandeza do rei despertou o interesse do fã e sócio proprietário do Instituto de Pesquisa Perfil, Erasmo Lima (foto de capa), a desenvolver um levantamento na terra natal do rei e saber a relação do cantor com a cidade.

Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados gosta do Rei (78,61%) e reconhece sua importância como a principal personalidade nascida em Cachoeiro (66,67%). O estudo também investigou como os moradores imaginam o cantor em seu dia a dia, destacando traços como romantismo (22,15%) e simpatia (17,02%), embora também expressam ressentimento sobre sua ausência na cidade.

Ao questionar os motivos da admiração, 28,36% citam suas músicas e 22,89% mencionam seu nascimento na cidade. Ao longo das décadas, Roberto Carlos lançou sucessos que marcaram gerações; a pesquisa revelou que “Detalhes” (10,18%) é a canção mais apreciada entre jovens, adultos e idosos, seguida por “Meu Pequeno Cachoeiro” (10,04%), “Emoções” (8,93%), “Esse Cara Sou Eu” (7,39%) e “Lady Laura” (7,11%).

A canção “Meu Pequeno Cachoeiro”, do compositor Raul Sampaio foi lançada por Roberto Carlos, em 1971, em homenagem à cidade. Nela, o Rei lembra que quando saiu do município, o objetivo era voltar, mas não foi isso que aconteceu. Ainda na canção, o rei demonstra o carinho pela cidade e a saudade pelos momentos vividos e frisa que a infância em Cachoeiro foi essencial para ser quem é hoje. Quando o Cachoeirense foi perguntando sobre a canção, quase 90% (89.55%) sabiam da existência da música.

Para Erasmo Lima, sócio proprietário do Instituto de Pesquisas Perfil, os dados coletados são reveladores e refletem um sentimento ímpar da população em relação ao conterrâneo mais ilustre. “Esses dados inéditos nos mostram que, apesar do reconhecimento mundial e da fama inegável de Roberto Carlos, existe um desejo genuíno da população por uma conexão mais próxima com ele. Os resultados nos convidam a refletir sobre como podemos fomentar uma maior interação entre Roberto Carlos e sua cidade natal,” destacou Erasmo Lima.

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Perfil. A coleta de dados ocorreu no dia 28 de outubro de 2024 e ouviu 402 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 4%, com grau de confiabilidade de 95%.

Confira mais Notícias

Segurança

Espírito Santo registra redução no número de mortes no trânsito

Brasil

INSS: Governo abrirá crédito de R$ 3 bi para ressarcir descontos ilegais

Mais Facilidade

Detran|ES passa a aceitar assinaturas digitais para transferência de veículos

Pesquisa

Tecnologia permite colher abacaxi em épocas de melhor preço no Espírito Santo

Novos Valores

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta

Estrela Solitária

Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti como novo técnico

Futebol

João Pedro marca dois e tira Fluminense da Copa do Mundo de Clubes

Pcotuba

Fazenda de Cachoeiro concorre a prêmio de sustentabilidade no Globo Rural

plugins premium WordPress