Na Terra do Rei

Pesquisa Inédita Reflete a Conexão de Gerações com o Rei Roberto Carlos em Cachoeiro

Com mais de sessenta anos de sucesso e admirado em diversos países, Roberto Carlos ultrapassa fronteiras, mas também gerações com suas músicas de sucesso. A grandeza do rei despertou o interesse do fã e sócio proprietário do Instituto de Pesquisa Perfil, Erasmo Lima (foto de capa), a desenvolver um levantamento na terra natal do rei e saber a relação do cantor com a cidade.

Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados gosta do Rei (78,61%) e reconhece sua importância como a principal personalidade nascida em Cachoeiro (66,67%). O estudo também investigou como os moradores imaginam o cantor em seu dia a dia, destacando traços como romantismo (22,15%) e simpatia (17,02%), embora também expressam ressentimento sobre sua ausência na cidade.

Ao questionar os motivos da admiração, 28,36% citam suas músicas e 22,89% mencionam seu nascimento na cidade. Ao longo das décadas, Roberto Carlos lançou sucessos que marcaram gerações; a pesquisa revelou que “Detalhes” (10,18%) é a canção mais apreciada entre jovens, adultos e idosos, seguida por “Meu Pequeno Cachoeiro” (10,04%), “Emoções” (8,93%), “Esse Cara Sou Eu” (7,39%) e “Lady Laura” (7,11%).

A canção “Meu Pequeno Cachoeiro”, do compositor Raul Sampaio foi lançada por Roberto Carlos, em 1971, em homenagem à cidade. Nela, o Rei lembra que quando saiu do município, o objetivo era voltar, mas não foi isso que aconteceu. Ainda na canção, o rei demonstra o carinho pela cidade e a saudade pelos momentos vividos e frisa que a infância em Cachoeiro foi essencial para ser quem é hoje. Quando o Cachoeirense foi perguntando sobre a canção, quase 90% (89.55%) sabiam da existência da música.

Para Erasmo Lima, sócio proprietário do Instituto de Pesquisas Perfil, os dados coletados são reveladores e refletem um sentimento ímpar da população em relação ao conterrâneo mais ilustre. “Esses dados inéditos nos mostram que, apesar do reconhecimento mundial e da fama inegável de Roberto Carlos, existe um desejo genuíno da população por uma conexão mais próxima com ele. Os resultados nos convidam a refletir sobre como podemos fomentar uma maior interação entre Roberto Carlos e sua cidade natal,” destacou Erasmo Lima.

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Perfil. A coleta de dados ocorreu no dia 28 de outubro de 2024 e ouviu 402 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 4%, com grau de confiabilidade de 95%.

Confira mais Notícias

Música

Lucas Turini traça nova rota de vida e nas redes, em busca do sonho musical

Disputa

Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

Saiu

Confira a lista dos 3.500 selecionados no programa CNH Social 2025, do Governo do Espírito Santo

Futebol

Em situação complicada na Libertadores, Fla enfrenta Central Córdoba

Futebol

Libertadores: Botafogo joga mal, mas arranca vitória sobre o Carabobo

Saúde

Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Brasil

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Meio Ambiente

Espírito Santo lidera ranking nacional de recuperação de áreas degradadas

plugins premium WordPress