A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa), alerta aos empresários locais sobre um novo golpe que está sendo aplicado na cidade. Criminosos estão enviando e-mails fraudulentos que informam, falsamente, sobre “irregularidades” no alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, na tentativa de induzir os empresários a agirem de forma precipitada e sem cautela.
“A emissão do Alvará de Localização e Funcionamento ocorre após a análise da documentação estabelecida no Decreto nº 548/2024. Caso todos os requisitos não sejam atendidos, a SEMFA envia um ofício via AR para as empresas, solicitando a documentação complementar”. Ela também esclarece que o Município realiza a notificação das empresas por meio de agentes fiscalizadores “in loco” no estabelecimento e, quando a solicitação é enviada por e-mail, utiliza o correio eletrônico institucional da Prefeitura”, disse a secretária da Fazenda, Aline dias Santos. Ela também esclarece que o Município realiza a notificação das empresas por meio de agentes fiscalizadores “in loco” no estabelecimento e, quando a solicitação é enviada por e-mail, utiliza o correio eletrônico institucional da Prefeitura.
Aqueles que necessitarem de atendimento sobre a emissão de alvarás podem se dirigir à sede do órgão, na Rua Alencar Moraes de Rezende, nº 100, bairro Jardim Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou entrar em contato pelos números (27) 3361-8245, (27) 3361-8206, (27) 3361-8263 e (27) 3361-8215, ou ainda pelo e-mail: semfa@guarapari.es.gov.br ou pelo site: www.guarapari.es.gov.br.
A Prefeitura orienta os empresários a ficarem atentos a mensagens suspeitas, principalmente aquelas que solicitam dados pessoais ou pagamentos. Erros gramaticais e apelos urgentes são sinais comuns de golpes. Em casos de suspeita, é recomendável buscar auxílio junto às autoridades para evitar prejuízos.