Nessa terça-feira (18)

Cachoeiro recebe encontro preparatório para a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

O Centro de Atenção e Acolhimento Integral sobre Drogas (CAAD) de Cachoeiro de Itapemirim realiza nesta terça-feira (18), evento  preparatório para a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho, em Vitória. 

O evento, aberto ao público, traz o tema “Álcool, outras drogas e Trabalho”, além dos desafios e possibilidades no cuidado integral. O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, fará a abertura oficial do seminário, que conta com mesa-redonda, além de apresentação de resultados do Projeto “CAAD e a Saúde do Trabalhador”. 

“É fundamental entender que a questão da drogadição é um tema complexo e que não existe uma solução fácil e simplista. Trata-se de uma demanda que atinge todas as classes sociais, etnias, raças e gêneros. Precisamos fugir do senso comum e abordar a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras mostrando as consequências disso para o futuro dos indivíduos e para a sociedade como um todo. E isso se dá pelo fortalecimento dos fatores protetivos, incentivando outros horizontes e perspectivas”, acredita o subsecretário. 


Semana Estadual de Políticas sobre Drogas 

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), vai promover, entre os dias 25 e 27 de junho, a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento, que chega a sua terceira edição, será realizado no Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, e é aberto ao público.

Com o tema “Política sobre Drogas: uma agenda intersetorial”, o seminário vai apresentar e debater iniciativas realizadas nos campos de prevenção, cuidado e tratamento, pesquisas e estudos, além da reinserção social. A programação contará com palestras, mesas-redondas, mostra de práticas, apresentações culturais, divulgação de trabalhos e premiações. Serão emitidos certificados digitais de participação para quem tiver presença em pelo menos 60% do evento. O objetivo é contribuir com o enriquecimento e a ampliação do debate acerca de temas pertinentes à política sobre drogas.

Na abertura, presença confirmada do governador do Estado, Renato Casagrande. O evento contará com especialistas na temática sobre Drogas, como Mauricio Fiore, diretor de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/Ministério da Justiça); Marcelo Pedra, pesquisador e professor do Núcleo de Estudos Pop Rua e Saúde Mental na Atenção Básica (NuPop/Fiocruz Brasília); e Pablo Ornelas, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Segurança Pública, na Universidade Vila Velha (UVV), entre outros. 

Para o subsecretário Carlos Lopes, a semana vai possibilitar a discussão e a troca de experiências, em diversos âmbitos, no combate e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas. “Nesta edição, também vamos celebrar o marco de mais de 20 mil capixabas atendidos pela Rede Abraço, que é o nosso programa que atende pessoas com problemas de álcool e outras drogas em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Serão três dias de debates com temas importantes e atuais no campo da drogadição, e nosso objetivo é envolver a sociedade como um todo na discussão dos problemas e desafios gerados pelo consumo de drogas”, explica Carlos Lopes. 

Ainda na abertura do evento haverá a entrega da premiação do Edital de Práticas Pedagógicas 2024 e também a entrega simbólica do certificado do curso de Ensino a Distância (EaD) “Capacitação em Participação social nas políticas de álcool e outras drogas”, ministrado em parceria com a Rede Abraço, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Governo do Estado.

Inscrições gratuitas https://docs.google.com/forms/d/1fzvFnPKaMDA-0awFFw10FwKbtgGJW3t-DSh_YgFkwMg/viewform?edit_requested=true

Confira mais Notícias

Brasil

Caso Samarco: após 9 anos, TRF-6 absolve todos os réus da ação penal

Futebol

Calendário do Brasileirão 2025 terá duração de 10 meses, anuncia CBF

Justiça

CNJ faz mutirão para tribunais avaliarem 500 mil processos penais

Incentivo

EDP abre Chamada Pública com R$ 3,4 milhões de investimentos em projetos de eficiência energética no Espírito Santo 

Placar de 4 x 3

JOGO DAS LENDAS FAZ HISTÓRIA NO CAMPO DO ESTRELA

Saúde

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Clima

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

Pentacampeão

Flamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil