Segurança

Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

O presidente vetou apenas o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias. A saidinha, como é conhecido o benefício, vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

Lula manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Pela legislação atual, presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Antes de ser sancionado pela presidência da República, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A parte da lei que foi vetada será reavaliada pelo Congresso, que poderá derrubar o veto do presidente.

Confira mais Notícias

Pré-candidato a deputado estadual, Luciano Pingo segue presidente da FUG por mais dois anos

Marcos do Val conversa com partidos da direita e se movimenta para a reeleição ao Senado

Ex-assessora acusa vereador Paulo Neto, de Itapemirim, por quebra de decoro; caso vai chegar no MP

Novo Perfil

De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo

Norma Ayub anuncia pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Espírito Santo

STF condenou 1.399 pessoas por atos golpistas; 179 estão presas

Ascensão

Secretário de Comunicação Wanderson Amorim assume Cultura e Turismo de Cachoeiro

Justiça nega liminar e mantém decisão da Câmara que aprovou Orçamento 2026 de Marataízes