mudanças

Maioria do STF mantém regras de pensão por morte do INSS


Fonte: Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela validade da mudança constitucional que alterou o pagamento de pensão por morte paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O julgamento ocorreu de forma virtual e foi finalizado na sexta-feira (23).

Os ministros julgaram a constitucionalidade do artigo 23 da Emenda Constitucional 103 de 2019. A emenda fixou que o pagamento da pensão será de 50% do valor da aposentadoria, acrescida de 10% por dependente.

O cálculo foi contestado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar). A entidade alegou que houve redução desproporcional da pensão por morte.

Ao analisar os questionamentos, a maioria dos ministros seguiu voto proferido pelo relator, Luís Roberto Barroso. Para o ministro, não há inconstitucionalidade nas alterações previdenciárias.

“Não vejo, por fim, ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social. O princípio da vedação ao retrocesso, que ainda desperta controvérsias na doutrina, não pode ser interpretado como uma proibição a qualquer atuação restritiva do legislador em matéria de direitos fundamentais, sob pena de violação ao princípio democrático”, afirmou.

O entendimento foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques.

Confira mais Notícias

Futebol

Veja locais e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

Futebol

Copa do Mundo 2026: confira todos os grupos da competição

Drinkiss

Jon Vlogs lança marca de bebidas prontas com três sabores inspirados no lifestyle brasileiro

Chama o Samu

Flamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Espírito Santo

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

Os Craques

Flamengo domina seleção da Copa Libertadores; confira os escolhidos

Segurança

Espírito Santo tem novembro com menor número de homicídios desde 1996

Cultura

Jorge Mautner lança livro de poemas e canta no Parque Cultural Casa do Governador

plugins premium WordPress