Eleições 2026

Do interior para o Espírito Santo: a trajetória de Emanuela Pedroso, a Manu

A trajetória de Emanuela Pedroso, a Manu, do PSB, ajuda a contar também uma história de renovação da participação feminina na política capixaba. Do interior do Estado à atuação na gestão pública estadual, ela construiu um caminho marcado pela experiência administrativa, pela superação de desafios e pela ampliação de sua presença política no Espírito Santo.

Natural de Alto Rio Novo, Manu iniciou cedo sua vida pública. Foi vereadora e, aos 28 anos, tornou-se a primeira mulher eleita prefeita do município. A experiência à frente da administração municipal projetou seu nome para além das divisas da cidade e abriu espaço para uma atuação cada vez mais próxima das pautas municipalistas.

Nos anos seguintes, passou por diferentes funções na gestão pública e ampliou sua relação com municípios de diversas regiões do Estado. Essa caminhada permitiu que uma liderança surgida em uma pequena cidade do interior passasse a conhecer de perto realidades distintas do Espírito Santo e, ao mesmo tempo, se tornasse conhecida fora de sua região de origem.

A trajetória política, porém, acompanha uma história pessoal marcada por desafios. Manu foi mãe ainda muito jovem e precisou conciliar responsabilidades familiares, formação profissional e vida pública. É desse percurso que surge uma característica que ela própria costuma destacar: a coragem para enfrentar novos desafios.

No comando da importante Secretaria de Estado de Governo, Manu administrou e conduziu com extrema habilidade o Fundo Cidades, programa responsável por fazer investimentos que mudaram a vida dos capixabas. Obras de pavimentação e drenagem, muros de contenção, recuperação de cidades que sofreram com tragédias naturais, e diversas outras ações estruturantes.

Em um ambiente político ainda majoritariamente masculino, sua caminhada também chama atenção para a presença das mulheres nos espaços de decisão. Da Câmara Municipal à prefeitura e, posteriormente, à administração estadual, Manu passou por diferentes níveis da gestão pública antes de assumir um novo desafio em sua trajetória, agora como candita a deputada federal.

Jornalistas e analistas políticos já colocam Emanuela Pedroso no pelotão de frente entre os candidatos que disputam uma vaga em Brasília, e esta avaliação se reforça ainda mais com o apoio exclusivo e intenso do prefeito Arnaldinho em Vila Velha, um dos maiores colégios eleitorais do Espírito Santo.

Foto de capa: Manu ao lado do prefeito Arnaldinho

Confira mais Notícias

Presidente do Senado marca para segunda votação do fim da escala 6×1

Dr. Bruno Resende ganha força na reta final e aparece entre os favoritos para deputado federal no ES

Lei Seca: confira onde haverá restrição a bebidas nas eleições 2026

Prefeito de Domingos Martins, Edu Ramos (PL), declara apoio a Ricardo Ferraço e explica o motivo

Eleições: Frente de prefeitos apresenta carta com propostas aos presidenciáveis

Liderança: Real Time confirma Governador Ricardo com 47% dos votos válidos

Cachoeiro reúne mais de 700 pessoas em evento de apoio a Ricardo Ferraço

TSE recebeu mais de 50 mil denúncias de propaganda irregular