Futebol

TVE vai transmitir todos os jogos do Capixabão 2026

O torcedor já pode marcar no calendário: no dia 13 de janeiro tem início o Capixabão 2026 e a TVE, a “Casa do Futebol Capixaba”, vai transmitir todas as 59 partidas do campeonato. A emissora pública dos capixabas pretende, no próximo ano, realizar sua maior transmissão dos campeonatos de futebol no Estado e continuar sendo a emissora de TV aberta que mais transmite jogos regionais no País.

Além do número expressivo de transmissões, a TVE, junto à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), pretende bater o recorde na realização de partidas com o auxílio de vídeo na arbitragem, o VAR. Em janeiro, completa um ano da instalação da ‘Central do VAR’ nas dependências da TVE, um marco para o esporte no Estado. Em 2026, todas as partidas terão o recurso, à exceção dos jogos da última rodada, que são simultâneos.

O diretor-geral da TVE, Igor Pontini, destaca que os recordes na transmissão do futebol capixaba são fruto da política de valorização do esporte do Governo do Estado, com o objetivo não somente de incentivar o futebol, mas também de buscar o crescimento desse esporte como um dos motores da economia no Estado. 

“Graças aos investimentos do Governo do Estado, a TVE vem sendo reestruturada, o que torna possível darmos a atenção que o futebol capixaba, seus atletas, dirigentes, torcedores e anunciantes merecem. Nossa transmissão e cobertura envolve cada vez mais profissionalismo e inovação e os resultados já são visíveis: o público está voltando às arquibancadas e acompanhamos a audiência aumentar na TV e no YouTube. O futebol está além de um entretenimento, é também uma atividade econômica e social importante, pois é no esporte que muita gente encontra emprego e renda”, avalia Pontini.  

Sobre a tabela

A tabela do Campeonato Capixaba 2026 foi divulgada na última segunda-feira (22) pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) em parceria com a TVE.

Os jogos começam no dia 13, com os duelos: Rio Branco x Serra no Estádio Salvador Costa, às 19 horas, em Vitória; e Desportiva x Rio Branco de Venda Nova no Engenheiro Araripe, em Cariacica, às 21h30. Ambas as partidas serão transmitidas pela TVE no Canal 2.1 da TV aberta e no canal da emissora no YouTube.

As instituições publicaram uma nota oficial, que pode ser acessada no site da Fundação Carmélia. 

Sobre o Capixabão 2026

O Capixabão 2026 será disputado por 10 equipes: Capixaba, Desportiva, Forte, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco SAF, Rio Branco de Venda Nova, Serra, Vilavelhense e Vitória. A fórmula básica da competição foi mantida para esta edição, com os clubes se enfrentando em turno único na primeira fase, totalizando nove rodadas, onde os oito melhores avançam para o mata-mata e os dois últimos serão rebaixados. 

O mata-mata — com quartas de final, semifinais e final — será em jogos de ida e volta. Nas quartas, o time de melhor campanha terá mando na segunda partida e vantagem de empate no placar agregado (única mudança com relação ao regulamento do ano passado). Já nas fases seguintes, em caso de igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis.

Além do título, o Capixabão 2026 também vale vagas em competições nacionais: o campeão garante presença na Série D do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Verde de 2027, enquanto o vice-campeão assegura participação na Copa do Brasil.

A tabela do Capixabão 2026 está disponível no Instagram da TVE.

Confira mais Notícias

Decreto reconhece cultura gospel como manifestação cultural nacional

Futebol

Corinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil

Morre Lindomar Castilho, Rei do Bolero condenado por feminicídio

Mercado da Bola

Porto anuncia contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva

Marataízes vai receber show nacional em janeiro: Dead Fish se apresenta no dia 30

Flamengo x PSG: como o rubro-negro se prepara para enfrentar time que pertence ao Qatar

Valores para escrituração e registro de imóveis atualizados no ES

Concurso da Assembleia Legislativa: 2,4 mil realizaram discursiva; veja como foi o dia

plugins premium WordPress