A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim está enviando o carro fumacê a 23 comunidades nesta semana. Os trabalhos começaram nesta segunda (24), pelos bairros Boa Esperança, Monte Cristo, Alto Monte Cristo, Jardim América e IBC. Nesta terça (25), serão atendidos Santo Antônio, Parque das Laranjeiras, Valão e Teixeira Leite.
Quarta (26), Alto Eucalipto, Nova Brasília, Village da Luz, Rubem Braga e Fé e Raça. No dia 27, Guandu, Maria Ortiz, Gilberto Machado, Amarelo, Alto Amarelo e Sumaré. Já na sexta (28), Aquidaban, Soturno e Sambra.
A agenda, entretanto, poderá ser alterada nos casos de condições climáticas desfavoráveis, tais como chuvas ou ventos fortes e também em caso de problemas com veículos ou com equipamentos termonebulizadores.
A equipe responsável orienta que os moradores das áreas atendidas abram portas e janelas de suas casas durante a passagem do veículo para que o serviço atinja maior eficácia e consiga eliminar mais mosquitos transmissores dessas doenças.
Na montagem do cronograma, foram priorizados os bairros com maior número de reclamações na Ouvidoria Municipal. Dessa forma, o fumacê atenderá áreas com maior percepção de incidência dos mosquitos pelas comunidades.
Por outro lado, nos locais em que houve confirmação e notificação de doenças transmitidas pelo mosquito, está sendo feito um trabalho de bloqueio com equipes especializadas, seguindo as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, há uma diminuição da probabilidade de novas pessoas da área adoecerem.
Cronograma pronto até dia 24 de dezembro
Outras comunidades poderão contar com o serviço do fumacê em breve. Isso porque a prefeitura já organizou um cronograma de atendimento até a véspera do Natal. Atenta à época em que pode ocorrer uma maior proliferação de mosquitos, ela já tem atendido bairros com a passagem do fumacê.
No entanto, a secretária municipal de Saúde, Renata Fiório, lembra que essa ação não dispensa o cuidado das pessoas com suas casas, caixas d’água e quintais. “É importante que a população fique atenta e não deixe água parada, pois a maioria dos focos está dentro de casa”, explica.

