Celebrado em 11 de novembro, o Dia Nacional pela Universalização do Saneamento reforça a importância do acesso universal aos serviços de água potável e esgotamento sanitário. Em Cachoeiro de Itapemirim, os avanços na área colocam o município acima das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, transformando-o em referência nacional.
Sancionado em julho de 2020, o Marco Legal (Lei Federal nº 14.026) determina que até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Cachoeiro já superou esses índices, devido aos investimentos contínuos e à atuação da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade há mais de 27 anos.
“Os investimentos realizados nos últimos anos, em Cachoeiro de Itapemirim, permitiram alcançar índices superiores às metas estabelecidas, com sistemas operando dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos pelas normas regulatórias. Esses avanços refletem uma gestão eficiente, baseada em planejamento estratégico, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade, consolidando o município como referência nacional no setor. Seguimos avançando com a missão de transformar e melhorar o dia a dia dos moradores de bairros, distritos e localidades. Atuamos 24 horas para garantir qualidade de vida, bem-estar e saúde à população”, afirma Claudio Sobrinho, gerente de operações da BRK em Cachoeiro.
A cidade conta hoje com 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que atendem tanto a sede quanto os distritos, e 572 km de redes coletoras, coletores-tronco e interceptores. Já as sete Estações de Tratamento de Água (ETA) são responsáveis pela produção diária de 39,6 milhões de litros de água, abastecendo toda a área urbana.
Desde o início da concessão, mais de R$ 625 milhões foram investidos na ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. Como resultado, Cachoeiro conquistou nota máxima no Ranking Capixaba de Saneamento Básico 2024, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), sendo o único município a alcançar esse desempenho.
A BRK segue comprometida com a eficiência e qualidade dos serviços de água e esgoto, com a promoção de saúde pública e sustentabilidade, contribuindo para que Cachoeiro continue sendo exemplo de gestão eficiente e responsabilidade socioambiental.
