Espírito Santo

Governo do Estado anuncia data de início das operações do Cais das Artes

O maior complexo integrado de artes e cultura do Espírito Santo já tem data para iniciar suas operações. Na última sexta-feira (17), o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a inauguração do Cais das Artes, em Vitória, para o mês de dezembro. O Museu será a primeira parte das obras a serem entregues à população. No primeiro trimestre de 2026, o Cais das Artes receberá sua primeira exposição: “Amazônia”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado.

Além das obras, o governador e o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, oficializaram o lançamento do “Edital Ocupação Cais das Artes: Artes Visuais”, que vai contemplar quatro propostas no valor de R$ 500 mil reais cada, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O instrumento garantirá a presença ativa dos artistas capixabas dentro do espaço cultural. 

Já para a gestão do Cais das Artes, foi anunciada a parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e com a Fundação Roberto Marinho, que ficarão responsáveis pelas programações formativa e educacional que acontecerão no local.

“Estamos com duas instituições que têm expertise e que irão contribuir para que tenhamos uma boa programação. Para que o Cais das Artes seja um vetor de eventos e de desenvolvimento de nossa cultura. Em dezembro, vamos inaugurar a parte do Museu, e logo em seguida vamos ter a primeira exposição com a obra de Sebastião Salgado. Ela fica exposta na COP30, em Belém, até fevereiro e na sequência vem para o Espírito Santo. O Cais das Artes é um grande equipamento e vamos ganhar corpo até que possamos chegar ao funcionamento máximo”, afirmou o governador Casagrande, durante coletiva de imprensa.

De acordo com o secretário da Cultura, o Cais das Artes vai muito além de uma obra arquitetônica importante. “O espaço representa o compromisso do Governo do Estado com a cultura capixaba. Um espaço de encontro, de criação e de pertencimento. Não só um Espaço para receber, mas também um espaço para mostrar, colocar em evidência os nossos artistas e a nossa construção cultural, ocupar efetivamente esse equipamento que é do povo capixaba”, disse Noronha.  

Com investimento total de R$ 315 milhões e projeto arquitetônico assinado por Paulo Mendes da Rocha, o espaço cultural terá museu, teatro e praça pública às margens da baía de Vitória. Com 30 mil metros quadrados de área total, o espaço nasce com a missão de ser um centro de arte, educação e convivência, acessível a todos os públicos, conectando a cidade a redes culturais do Brasil e do mundo.

Imagens: Hélio Filho/Secom

Confira mais Notícias

Prefeitura abre edital para credenciamento de food trucks e ambulantes no Cachoeiraço 2026

Presidente Kennedy

Praia de Marobá recebe Futebol dos Artistas neste sábado (24)

Carnaval

Tina Show anima o Bloco Batatinha Quente no Cachoeiraço 2026

Carnaval

Flávia Mendonça é mais uma atração confirmada do Cachoeiraço 2026 em Cachoeiro

Prefeitura e Câmara de Venda Nova do Imigrante abrem dois Concursos Públicos; veja detalhes

Marataízes

Toninho Bitencourt valoriza artistas locais nas programações de verão

Segurança Forte

Cachoeiraço terá mais de 100 agentes e videomonitoramento com reconhecimento facial

Novidade!

Prefeitura de Itapemirim vai entregar mochilas e kits escolares para 7.500 alunos da rede municipal