Dois vídeos ganharam destaques nesta quinta-feira (25) em Marataízes. Em um deles, o secretário de Turismo Breno Nilregi anunciava sua exoneração de maneira queixosa. Em outro, de maneira mais firme, o secretário João Batista comunicava seu desligamento, a pedido, da pasta de Habitação, Desenvolvimento Social e Trabalho.
Fato é que o prefeito Toninho Bitencourt (Podemos) teve duas baixas importantes em seu governo, no mesmo dia. As motivações não foram administrativas, mas políticas.
Breno, que é pré-candidato a deputado estadual, esteve um dia antes em agenda, na capital do estado, com o ex-prefeito de Itapemirim Thiago Peçanha. Os dois fizeram uma foto que passou a ser explorada politicamente. A imagem parece não ter agradado ao prefeito. A exoneração ocorreu horas depois.
Breno se manifestou assim no vídeo: “Gente estou passando aqui para dar uma notícia muito ruim, muito injusta. Acabei de ser exonerado pelo prefeito Antonio Bitencourt. O motivo: por eu ter tirado uma foto com o ex-prefeito de Itapemirim, Doutor Thiago. Saio com a consciência limpa e sensação de dever cumprido…”. O vídeo, que é longo, segue com diversos desabafos.
Horas depois, o pastor João Batista pediu sua exoneração. O ato foi também em solidariedade ao Breno, embora tenha dito que a decisão já tinha sido tomada dias antes. As explicações foram explicitadas em outro vídeo igualmente longo.
As exonerações já foram publicadas e o prefeito ainda não escolheu os substitutos. Há algumas semanas Toninho Bitencourt também exonerou o secretário de Saúde Cleverson Maia.